Teorias e modelos cognitivos de aprendizagem pós-não clássica na educação em ciências naturais
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16114Palavras-chave:
Ensino de ciências naturais, Modelo cognitivo, Ciências pós-não clássicas, Complexo de ferramentas metodológicasResumo
Introdução. Os modelos cognitivos formados na ciência pós - não clássica - a teoria dos sistemas, a teoria da auto-organização e gestão, que foram desenvolvidos nas ciências naturais, são agora amplamente usados na pesquisa social e humanitária. No entanto, eles ainda não foram devidamente refletidos no conteúdo da educação em ciências naturais dos futuros funcionários dessas áreas - graduados de departamentos sociais, humanitários e pedagógicos de instituições de ensino superior. O objetivo deste estudo: justificação teórica e metodológica, desenvolvimento e teste de um conjunto de ferramentas metodológicas para a adaptação de modelos cognitivos de ciências pós-não clássicas no conteúdo do ensino de ciências naturais de alunos das áreas sociais e humanitárias do ensino superior. Metodologia e métodos. A base metodológica da pesquisa é baseada nas idéias da abordagem sinergética do sistema, trabalhos sobre a filosofia e metodologia da educação, posições fundamentais e princípios básicos da didática moderna. A base teórica são os trabalhos de cientistas nacionais e estrangeiros sobre o desenvolvimento do conteúdo da educação, tecnologias educacionais e a organização do processo educacional na Universidade. Usado - modelagem e previsão, análise e síntese, observação, questionamento, teste, trabalho experimental. Resultados e novidades científicas. É apresentada a justificação teórica e metodológica da necessidade de adaptar os modelos cognitivos das ciências pós-não clássicas ao conteúdo do ensino das ciências naturais das Humanidades e definidos os princípios. O complexo tem uma estrutura linear-concêntrica e inclui um curso básico de formação, um sistema de cursos eletivos de formação e módulos interdisciplinares, tecnologias e métodos de ensino que o apoiam. Durante o teste do complexo foi realizado: capacidade de operar conceitos básicos de ciências pós-não clássicas e aplicá-los para descrever o comportamento de sistemas sociais e naturais de complexidade diferente, o volume de conhecimento dos alunos de ciências naturais, proficiência com a operação de sua transferência a outras áreas temáticas.
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