Formação de ferramentas cognitivas externas entre futuros professores de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16095

Palavras-chave:

Didática cognitiva, Educação, Ferramentas cognitivas, Estilo de pensamento, Atividade cognitiva

Resumo

É importante compreender as características do lado instrumental da organização cognitiva de cada aluno, no processo de ensino e formação, como reflexo das propriedades da estrutura integral do sistema cognitivo humano. O artigo se dedica ao problema de identificar e utilizar os estilos de pensamento predominantes dos alunos, futuros professores, no processo de sua formação profissional na universidade. O objetivo da pesquisa determinar o estilo predominante da atividade de pensamento dos alunos com uma tipologia possível. A relevância do problema em estudo está associada à necessidade de resolver a questão do uso otimizado das características de pensamento individual de alunos de bacharelado, futuros professores de química, para o desenvolvimento de seu pensamento metódico como a integração do pensamento científico de um ensino à parte. ciência, ciência - pesquisa pensamento pedagógico e pensamento pedagógico aplicado. Os autores ressaltam que o programa de mestrado também deve utilizar a ideia de implementar e pesquisar as operações mentais dos alunos em uma determinada sequência: apresentação do conhecimento → estruturação do conhecimento → transformação do conhecimento em conjunto com as principais ferramentas do pensamento, como o estágio superior da cognição humana - conceito, julgamento e inferência. Como metodologia de pesquisa, o artigo propõe a utilização dos diagnósticos de A. Alekseeva e L. Gromova "Estilos individuais de pensamento" para determinar os estilos de pensamento, cujo objetivo é estudar as características individuais de pensamento. Constatou-se que a implementação da metodologia utilizada contribui para o estudo dos estilos básicos de pensamento dos alunos: sintético, idealista, pragmático, analítico e realista. As informações obtidas permitirão a cada professor da segunda fase do ensino superior - a magistratura, reconstruir o método de ensino da sua disciplina com enfoque nas características de personalidade das ferramentas cognitivas de cada aluno individualmente e de todo o grupo em conjunto.

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Biografia do Autor

Alsu Raufovna Kamaleeva, Alexander Butlerov Institute of Chemistry

Doctor of Sciences, Professor (Chemical Education).

Suriya Irekovna Gilmanshina, Alexander Butlerov Institute of Chemistry

Doctor of Sciences, Professor, Head of Department (Chemical Education).

Rimma Nadyrovna Sagitova, Alexander Butlerov Institute of Chemistry

Associate Professor (Chemical Education)

Gulnar Faritovna Melnikova, Alexander Butlerov Institute of Chemistry

Senior Lecturer (Chemical Education).

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

KAMALEEVA, A. R.; GILMANSHINA, S. I.; SAGITOVA, R. N.; MELNIKOVA, G. F. Formação de ferramentas cognitivas externas entre futuros professores de química. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3415–3425, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16095. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16095. Acesso em: 27 fev. 2024.

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