Possibilidades de usar tecnologias da informação no ensino da matemática (a exemplo de um método gráfico funcional para resolver equações)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16118

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Tecnologia da informação, Método gráfico-funcional, Equações

Resumo

O artigo é dedicado à metodologia para a formação de um método gráfico-funcional em alunos utilizando as tecnologias de informação. O artigo descreve os fundamentos teóricos do ensino do método gráfico-funcional para resolução de equações; recomendações metodológicas para a formação de ações dos alunos adequadas a este método com a utilização de software. Para estudar as possibilidades de utilização das tecnologias da informação no ensino de disciplinas matemáticas aos alunos, para determinar a sua eficácia, o estudo foi realizado na Faculdade de Física e Matemática da Universidade Pedagógica do Estado de Mordóvia com o nome de M. E. Evsevyev. O processo de pesquisa envolveu métodos teóricos (estudo e análise da literatura científica e metodológica educacional). Também foram utilizados métodos empíricos - monitoramento das atividades educacionais dos alunos, das atividades profissionais dos professores, pesquisas com o contingente especificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irina V. Kochetova, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Candidate of Pedagogical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Lidiya S. Kapkaeva, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Doctor of Pedagogical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Nadezhda A. Khramova, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Candidate of Physical and Mathematical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Natalia N. Derbedeneva, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Candidate of Pedagogical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Referências

AKMANOVA, S. V.; AKMANOV, S. R. Tasks of the unified state exam with parameters and recommendations on methods for their solution. Modern Science, v. 5, p. 281-286, 2020.

ALMAZOVA, T. A.; TRUNTAEVA, T. I.; SALTYKOVA, E. V. Methodological possibilities of using graphic calculators when solving problems with parameters. In: REGIONAL UNIVERSITY SCIENTIFIC AND PRACTICAL CONFERENCE, 2019. Proceedings […]. Scientific works of the Kaluga State University named after K.E. Tsiolkovsky, 2019. p. 348-353.

BAZHENOVA, E. V. Features of the functional-graphic method for solving equations in the final state exams. In: CONFERENCE ACTUAL PROBLEMS OF SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION, 2018. Proceedings […]. Samara Social and Pedagogical University, 2018. p. 151-156.

DERBEDENEVA, N. N. et al. Further Educationin Mathematics for Russian School Students at Pedagogical Higher Education Institutions: Methodological Aspects of Development. Astra Salvensis, Special Issue, p. 981-990, 2018.

DETTERER, E. E. Methodological system for using the animation capabilities of the GeoGebra computer environment when studying functions in grades 7-9 of a secondary school. 2017. Master (Dissertation) – Krasnoyarsk State Pedagogical University named after V.P. Astafiev, 2017.

GOLUBEV, V. I. Solving complex and non-standard problems in mathematics. Moscow: Ileksa, 2007.

IMANOVA, A. V. Problems of teaching mathematics at school. Scientific Conference Bulletin, v. 11, p. 62-63, 2018.

KOCHETOVA, I. V.; SARVANOVA, Z. A.; PORVATKIN, A. V. Possibilities of using information technologies in teaching mathematical disciplines of students of pedagogical universities. Modern Problems of Science and Education, v. 3, 2021. Available: www.science-education.ru/ru/article/view?id=30883. Access: 19 Sept. 2021.

SHUKSHINA, T. I.; HULL J. A.; RYZHOV, D. V. Features of practice-oriented training of future teachers in the digital educational environment of pedagogical University. Global scientific potential, v. 6, n. 111, p. 22-26, 2020.

SIMSEK, A.; BALABAN, J. Learning strategies of successful and unsuccessful university students. Contemporary Educational Technology, v. 1, p. 36-45, 2010.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

KOCHETOVA, I. V.; KAPKAEVA, L. S.; KHRAMOVA, N. A.; DERBEDENEVA, N. N. Possibilidades de usar tecnologias da informação no ensino da matemática (a exemplo de um método gráfico funcional para resolver equações). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3585–3595, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16118. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16118. Acesso em: 29 mar. 2024.