Possibilidades de usar tecnologias da informação no ensino da matemática (a exemplo de um método gráfico funcional para resolver equações)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16118Palavras-chave:
Ensino de matemática, Tecnologia da informação, Método gráfico-funcional, EquaçõesResumo
O artigo é dedicado à metodologia para a formação de um método gráfico-funcional em alunos utilizando as tecnologias de informação. O artigo descreve os fundamentos teóricos do ensino do método gráfico-funcional para resolução de equações; recomendações metodológicas para a formação de ações dos alunos adequadas a este método com a utilização de software. Para estudar as possibilidades de utilização das tecnologias da informação no ensino de disciplinas matemáticas aos alunos, para determinar a sua eficácia, o estudo foi realizado na Faculdade de Física e Matemática da Universidade Pedagógica do Estado de Mordóvia com o nome de M. E. Evsevyev. O processo de pesquisa envolveu métodos teóricos (estudo e análise da literatura científica e metodológica educacional). Também foram utilizados métodos empíricos - monitoramento das atividades educacionais dos alunos, das atividades profissionais dos professores, pesquisas com o contingente especificado.
Downloads
Referências
AKMANOVA, S. V.; AKMANOV, S. R. Tasks of the unified state exam with parameters and recommendations on methods for their solution. Modern Science, v. 5, p. 281-286, 2020.
ALMAZOVA, T. A.; TRUNTAEVA, T. I.; SALTYKOVA, E. V. Methodological possibilities of using graphic calculators when solving problems with parameters. In: REGIONAL UNIVERSITY SCIENTIFIC AND PRACTICAL CONFERENCE, 2019. Proceedings […]. Scientific works of the Kaluga State University named after K.E. Tsiolkovsky, 2019. p. 348-353.
BAZHENOVA, E. V. Features of the functional-graphic method for solving equations in the final state exams. In: CONFERENCE ACTUAL PROBLEMS OF SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION, 2018. Proceedings […]. Samara Social and Pedagogical University, 2018. p. 151-156.
DERBEDENEVA, N. N. et al. Further Educationin Mathematics for Russian School Students at Pedagogical Higher Education Institutions: Methodological Aspects of Development. Astra Salvensis, Special Issue, p. 981-990, 2018.
DETTERER, E. E. Methodological system for using the animation capabilities of the GeoGebra computer environment when studying functions in grades 7-9 of a secondary school. 2017. Master (Dissertation) – Krasnoyarsk State Pedagogical University named after V.P. Astafiev, 2017.
GOLUBEV, V. I. Solving complex and non-standard problems in mathematics. Moscow: Ileksa, 2007.
IMANOVA, A. V. Problems of teaching mathematics at school. Scientific Conference Bulletin, v. 11, p. 62-63, 2018.
KOCHETOVA, I. V.; SARVANOVA, Z. A.; PORVATKIN, A. V. Possibilities of using information technologies in teaching mathematical disciplines of students of pedagogical universities. Modern Problems of Science and Education, v. 3, 2021. Available: www.science-education.ru/ru/article/view?id=30883. Access: 19 Sept. 2021.
SHUKSHINA, T. I.; HULL J. A.; RYZHOV, D. V. Features of practice-oriented training of future teachers in the digital educational environment of pedagogical University. Global scientific potential, v. 6, n. 111, p. 22-26, 2020.
SIMSEK, A.; BALABAN, J. Learning strategies of successful and unsuccessful university students. Contemporary Educational Technology, v. 1, p. 36-45, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.