Tecnologias de educação a distância no ensino de disciplinas matemáticas para alunos de universidades pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16125

Palavras-chave:

Ensino a distância, Ensino tradicional, Recursos educacionais eletrônicos, Plataformas educacionais

Resumo

A pandemia global de 2020 e 2021 foi um ponto de inflexão para o sistema de ensino superior. As instituições de ensino superior devem estar prontas para mudar para o formato de ensino a distância a qualquer momento. Este artigo tenta discutir os problemas que surgem no ensino de matemática para alunos de uma universidade pedagógica ao introduzir tecnologias de educação a distância e recomendações para a solução desses problemas. Para o efeito, foi realizado um inquérito na Faculdade de Física e Matemática da Universidade Pedagógica do Estado de Mordóvia. O processo de pesquisa compreende métodos teóricos (estudo e análise de literatura científica, metodológica e educacional). Como resultado, é apresentada a análise das modernas tecnologias de educação a distância para a comunicação dos alunos com o professor e são identificados os problemas de transição do ensino tradicional para o ensino a distância. Destacam-se algumas recomendações sobre a assistência à saúde no formato de ensino a distância das disciplinas matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadezhda A. Khramova, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Candidate of Physical and Mathematical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Zhanna A. Sarvanova, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Candidate of Pedagogical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Irina V. Kochetova, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Candidate of Pedagogical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Natalia N. Derbedeneva, Mordovian State Pedagogical University named after M.E. Evsevyev, Saransk – Russia

Candidate of Pedagogical Sciences, Department of Mathematics and Methods of Teaching Mathematics.

Referências

BABAYAN, A. V.; VEZIROV, T. G. Ensuring the effectiveness of professional training of masters on the basis of distance educational technologies. Higher education today, n. 1, p. 38-41, 2016.

BRINDLEY, J.; WALTI, C.; BLASCHKE, L. Creating effective collaborative learning groups in an online environment. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 10, n. 3, p. 1–18, 2009.

CHEN, P.; GONYEA, R.; KUH, G. Learning at a distance: Engaged or not? Innovate, v. 4, n. 3, 2008.

GONCHAROVA, Z. G. distance learning as an innovative model of teaching mathematics in the higher school. Pedagogy and psychology of education, n. 4, p. 95-103, 2019.

JUWAH, C. Interactions in online peer learning. In: SHARMA, R. C.; JUWAH, C. (Eds.) Interactions in Online Education. Implications for Theory and Practice. New York: Lawrence Erlbaum. 2006. p. 171–190.

KURUCAY, M.; INAN, F. A. Examining the effects of learner-learner interactions on satisfaction and learning in an online undergraduate course. Computers & Education, v. 115, p. 20–37, 2017.

MONEY, W. H.; DEAN, B. P. Incorporating student population differences for effective online education: A content-based review and integrative model. Computers & Education, v. 138, p. 57–82. 2019.

NGUYEN, A.; PIECH, C.; HUANG, J.; GUIBAS, L. Codewebs: scalable homework search for massive open online programming courses. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WORLD WIDE WEB, 2014. Proceedings […]. 2014. p. 491-502.

NOGUERA, I.; GUERRERO-ROLDÁN, A. E.; MASÓ, R. Collaborative agile learning in online environments: Strategies for improving team regulation and project management. Computers & Education, v. 116, p. 110–129, 2018.

SARVANOVA, Z. A.; KOCHETOVA, I. V.; KIRSANOVA, A. A. Modern educational technologies in the formation of methodological competence of students-mathematicians of a pedagogical university. Modern high-tech technologies, n. 6-2, p. 330-334, 2021.

SHUKSHINA, T. I.; HULL, J. A.; RYZHOV, D. V. features of practice-oriented training of future teachers in the digital educational environment of pedagogical University. Global scientific potential, v. 6, n. 111, p. 22-26, 2020.

ZEMSH, M. B. Inclusive approach in professional training of students with special educational needs. Kant, v. 3, v. 28, p. 50-54, 2018.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

KHRAMOVA, N. A.; SARVANOVA, Z. A.; KOCHETOVA, I. V.; DERBEDENEVA, N. N. Tecnologias de educação a distância no ensino de disciplinas matemáticas para alunos de universidades pedagógicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3650–3659, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16125. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16125. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.