Participação política e formação de professores

Movimento ‘‘Ocupa tudo’’ na universidade pública de Jataí/GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16457

Palavras-chave:

Participação política, Formação de Professores, Educação Superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o processo de participação política dos licenciandos no movimento “Ocupa tudo’’, em 2016, na atual Universidade Federal de Jataí/GO e a sua contribuição na formação docente e emancipação humana. Utilizou-se o grupo focal com 13 graduandos e a análise do conteúdo, pautado no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Dos resultados pode-se verificar que o movimento estudantil ‘‘Ocupa tudo’’ foi importante tanto para a formação política destes futuros docentes quanto para a formação pessoal. A universidade propiciou um espaço para discussão e participação política, uma vez que a formação política foi negada em outros espaços de socialização. Da mesma forma, a participação do movimento possibilitou a organização e a instrumentalização teórica e prática dos licenciandos contribuindo, principalmente, para a passagem do senso comum à consciência filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayenne Helsan Santos, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Técnica na Unidade Acadêmica Especial de Educação. 

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

AVELAR, L.; CINTRA, A. O. Participação Política. In: AVELAR, L.; CINTRA, A. O. (org.). Sistema Político Brasileiro: Uma Introdução. São Paulo/Rio de Janeiro: UNESP/Konrad-Adenauer, 2007. p. 223-237.

BOBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. 11. ed. Brasília: UNB, 1998. vol. 1. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17973/material/Norberto-Bobbio-Dicionario-de-Politica.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.

BOUTIN, A. C. D. B.; FLACH, S. F. O movimento de ocupação de escolas públicas e suas Contribuições para Emancipação Humana. Revista inter-ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 429-446, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/45756. Acesso em: 24 out. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 23 mar. 2021.

GASKELL, G.; BAUER, M. W. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 8. ed. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2010. p. 64- 89.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

IASI, M. L. O processo de consciência. São Paulo: CPV, 1999. Disponível em: http://espacosocialista.org/portal/wp-content/uploads/2018/02/Processo-de-consci%C3%AAncia-Mauro-Iasi-1999.pdf > Acesso em: 24 out. 2021.

JOHNSON, G. A.; SILVA, M. A. Participação Política e processo decisório: paradoxos latino-americanos. Revista Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Brasília, v. 5, n. 1, p. 16-32, out. 2011. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2093388-participa%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-e-processo-decis%C3%B3rio-paradoxos-latino-americanos. Acesso em: 24 out. 2021.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 2. ed. Tradução: Rubens Emderle. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto do partido comunista. 2. ed. Tradução: Marcos Aurélio Nogueira; Leandro Konder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

RAIMANN, E. G. Avaliando o plano municipal de educação: monitoramento e controle social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 810-824, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13351. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13351. Acesso em: 22 nov. 2021.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum a consciência filosófica. 11. ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 1996.

WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico dialético. Tradução: Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

SANTOS, N. H.; RAIMANN, E. G. Participação política e formação de professores: Movimento ‘‘Ocupa tudo’’ na universidade pública de Jataí/GO. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16457. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16457. Acesso em: 9 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.