Mapeamento da literatura e da perspectiva de ‘responsabilidade social corporativa’ e ‘educação’ vis-à-vis uma análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16499

Palavras-chave:

Análise bibliométrica, Responsabilidade social corporativa, Educação, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar as métricas atuais no campo da Responsabilidade Social Corporativa e educação e identificar a métrica de distribuição por assunto para analisar a abordagem interdisciplinar, palavras-chave, distribuição por país. O estudo utiliza o banco de dados da Scopus e aplica um filtro sobre a linha do tempo de 1982 a 2021 (fatorial em andamento); filtra o segmento em várias disciplinas, integrando-se ao campo da RSC e da educação. Os resultados do estudo são os seguintes: há um aumento constante na contribuição da RSC e da educação todos os anos após 2000; há um aumento nas contribuições de várias disciplinas sobre RSC e educação; e as principais contribuições sobre a literatura sendo feitas por meio de artigos; seguido por capítulos de livros e resenhas de livros. Este estudo fornece uma perspectiva sobre RSC e educação para futuros estudiosos sobre a métrica existente de diferentes disciplinas. Fornece um panorama sobre RSC e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arpit Sharma, Gujarat National Law University, Gandhinagar – India

PhD, Research Scholar, Department of Law.

Sanjeevi Shanthakumar, Gujarat National Law University, Gandhinagar – India

PhD, Vice Chancellor, Professor of Law.

Referências

ANNAN-DIAB, F.; MOLINARI, C. Interdisciplinarity: Practical approach to advancing education for sustainability and for the Sustainable Development Goals. The International Journal of Management Education, v. 15, n. 2, p. 73-83, 2017.

BARTH, M.; GODEMANN, J. RIECKMANN, M.; STOLTENBERG, U. Developing key competencies for sustainable development in higher education. International Journal of sustainability in higher education, v. 8, n. 4, p. 416-430, 2007.

BIELLO, D. Best MBA Programs for Social and Environmental Stewardship–Top 30 MBA Programs. Business Ethics Online, v. 19, n. 3, p. 90-99, 2005.

BROADUS, R. N. Toward a definition of “bibliometrics”. Scientometrics, v. 12, n. 5-6, p. 373-379, 1987.

CHRISTENSEN, L. J.; PEIRCE, E.; HARTMAN, L. P.; HOFFMAN, W. M.; CARRIER, J. Ethics, CSR, and sustainability education in the Financial Times top 50 global business schools: Baseline data and future research directions. Journal of Business Ethics, v. 73, n. 4, p. 347-368, 2007.

CORNELIUS, N.; WALLACE, J.; TASSABEHJI, R. An analysis of corporate social responsibility, corporate identity and ethics teaching in business schools. Journal of Business Ethics, v. 76, n. 1, p. 117-135, 2007.

DALE, A.; NEWMAN, L. Sustainable development, education and literacy. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 6, n. 4, 2005.

DIRK, M.; JEREMY, M. Corporate Social Responsibility Education in Europe. Journal of Business Ethics, v. 54, p. 323-337, 2004.

EL'FRED, H. Y.; KOH, H. C. The influence of organizational and code-supporting variables on the effectiveness of a code of ethics. Teaching Business Ethics, v. 5, n. 4, p. 357-373, 2001.

GARRIGA, E.; MELÉ, D. Corporate social responsibility theories: Mapping the territory. Journal of business ethics, v. 53, n. 1, p. 51-71, 2004.

HESSELBARTH, C.; SCHALTEGGER, S. Educating change agents for sustainability–learnings from the first sustainability management master of business administration. Journal of cleaner production, v. 62, p. 24-36, 2014.

IOANNOU, I.; SERAFEIM, G. What drives corporate social performance? The role of nation-level institutions. Journal of International Business Studies, v. 43, n. 9, p. 834-864, 2012.

JENSEN, J. C.; BERG, N. Determinants of traditional sustainability reporting versus integrated reporting. An institutionalist approach. Business Strategy and the Environment, v. 21, n. 5, p. 299-316, 2012.

JONGBLOED, B.; ENDERS, J.; SALERNO, C. Higher education and its communities: Interconnections, interdependencies and a research agenda. Higher education, v. 56, n. 3, p. 303-324, 2008.

MCLEAN, G. F. Integrating ethics and design. IEEE Technology and Society Magazine, v. 12, n. 3, p. 19, 1993.

RATH, C.; AZHAGURAJA, N.; DEO, M. Social responsibility investment: An en-route to attain social responsibility objectives by the corporations. In: Facets of Corporate Governance and Corporate Social Responsibility in India. Springer, Singapore, 2021. p. 193-202.

ROSATI, F.; FARIA, L. G. Addressing the SDGs in sustainability reports: The relationship with institutional factors. Journal of cleaner production, v. 215, p. 1312-1326, 2019.

WALS, A. E. (Ed.). Social learning towards a sustainable world: Principles, perspectives, and praxis. Wageningen Academic Publishers, 2007.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

SHARMA, A.; SHANTHAKUMAR, S. Mapeamento da literatura e da perspectiva de ‘responsabilidade social corporativa’ e ‘educação’ vis-à-vis uma análise bibliométrica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.1, p. e022023, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.1.16499. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16499. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos