Covid-19 e análise de necessidades dos professores de escola primária no ensino online no Irã
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16545Palavras-chave:
Análise das necessidades dos professores, Programas de e-learning, Escolaridade online da escola primária, Produção de material onlineResumo
Este estudo é um desenho de pesquisa qualitativa básica em que 48 professores do ensino fundamental participaram voluntariamente de uma entrevista guiada de grupo focal na plataforma Google Meet em abril de 2021. Para projetar um grupo focal eficaz foram feitas 4 entrevistas com 12 professores em cada. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e codificadas com base nas necessidades e questões mencionadas pelos professores. Cinco problemas foram destacados: 1) materiais didáticos inadequados para o ensino online, 2) problemas de comunicação com seus alunos a distância, 3) a necessidade de cursos de formação de professores em vários aspectos dos métodos de avaliação online, 4) a necessidade de cursos de formação de professores sobre vários métodos de ensino nas plataformas de e-learning, e 5) longas horas de preparação para aulas online. Os resultados apontam a necessidade de preparação de prospectiva e prática para professores do sistema de ensino online, abordando vários aspectos das estratégias instrucionais de e-learning, gestão de sala de aula e métodos de avaliação.
Downloads
Referências
ALHABEEB, A.; ROWLEY, J. E-learning critical success factors: Comparing perspectives from academic staff and students. Computers & Education, v. 127, p. 1-12, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.08.007
BINGIMLAS, K. A. Barriers to the successful integration of ICT in teaching and learning environment: A review of the literature Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 5, n. 3, p. 235-245, 2009. DOI: https://doi.org/10.12973/ ejmste/75275
BOLLIGER, D. U.; WASILIK, O. Factors influencing faculty satisfaction with online teaching and learning in higher education. Distance Education, v. 30, n. 1, p. 103-116, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/01587910902845949
BOZKURT, A. From distance education to open and distance learning. In: SISMAN-UGUR, S.; KURUBACAK, G. Handbook of research on learning in the age of transhumanism. Hershey, USA: IGI Global, 2019. p. 252-273. ISBN: 9781522584315. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-8431-5.ch016
DIXON, B. M.; KIRMES, J. L. Remote learning recommendations during Covid-19 emergency. 2020. Available: https://www.isbe.net/Pages/covid19.aspx. Access: 02 May 2020.
HADIJAH, S.; SHALAWATI, S. Investigating Teacher ‘Barrier to ICT (Information Communication Technology) Integration in Teaching English at Senior High School in Pekanbaru. In: INTERNATIONAL SEMINAR ON ENGLISH LANGUAGE TEACHING, 5., 2017, Padang. Proceedings […]. Padang, Indonesia: ISELT FBS Universitas Negeri Padang, 2017. p. 302-310.
JULIANE, C.; ARMAN, A. A.; SASTRAMIHARDJA, H. S.; SUPRIANA, I. Digital Teaching Learning for Digital Native; Tantangan dan Peluang. Jurnal Ilmiah Rekayasa dan Manajemen Sistem Informasi, v. 3, n. 2, p. 29-35, 2020.
LAPADA, A. Teachers’ Covid-19 Awareness, Distance Learning Education Experiences and Perceptions towards Institutional Readiness and Challenges. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 19, n. 1, p. 21-37, 2020.
LEMAY, D. J.; DOLECK, T. Online Learning Communities in the COVID-19 Pandemic: Social Learning Network Analysis of Twitter during the Shutdown. International Journal of Learning Analytics and Artificial Intelligence for Education (IJAI), v. 2, n. 1, p. 85, 2020. DOI: https://doi.org/10.3991/ijai.v2i1.15427
MAILIZAR, M. et al. Secondary-school-mathematics-teachers-views-on-e-learning-implementation-barriers-during-the-covid-19-pandemic-the-case-of-indonesia. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 16, n. 1, p. 56-72, 2020.
MALEKOLKALAMI, M. The Perception of Iranian Teachers on Online Teaching Using Digital Carrier during the COVID-19 Pandemic. International Journal of Digital Content Management, v. 1, n. 1, p. 109-126, 2020. DOI: 10.22054/dcm.2020.56288.1007
MIGUEL, F.; ABULON, E. L. R. Teacher-Parent Collaborative Efforts in Facilitating Students’ Homework. The Normal Lights- Journal on Teachers Education Special, p. 18–32, 2016.
QUADRI, N. N. et al. Barriers Effecting Successful Implementation of E-Learning in Saudi Arabian Universities. International Journal of Emerging Technologies in Learning (IJET), v. 12, n. 06, p. 94, 2017. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v12i06.7003
RASMITADILA, R. et al. The Perceptions of Primary School Teachers of Online Learning during the COVID-19 Pandemic Period: A Case Study in Indonesia. Journal of Ethnic and Cultural Studies, v. 7, n. 2, p. 90-109, 2020. DOI: https://doi.org/10.29333/ejecs/388
RHINI, F. Teaching Practice in Distance Education Context. SHS Web of Conferences, v. 42, p. 1-7, 2018. DOI: https://doi.org/10.1051/shsconf/20184200099
ZIAUL HOQ, M. “E-Learning during the Period of Pandemic (COVID-19) in the Kingdom of Saudi Arabia: An Empirical Study.” American Journal of Educational Research, v. 8, n. 7, p. 457-464, 2020. DOI: https://doi.10.12691/education-8-7-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.