A questão da inteligência emocional no contexto da orientação profissional de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16551Palavras-chave:
Orientação professional, Consciência emocional, Empatia, Automotivação, Gestão das emoçõesResumo
A competência comunicativa atua como uma competência universal que é um fator importante no profissionalismo e competitividade dos graduados universitários no mercado de trabalho. Isto aplica-se a todas as áreas de atividade profissional, mas adquire particular importância no setor dos serviços devido à interação direta dos especialistas com os clientes. Um estudo foi realizado em três universidades russas com um total de 212 alunos. Os resultados do estudo sobre os componentes individuais da inteligência emocional mostraram que as maiores dificuldades para todos os alunos são causadas pelo gerenciamento de suas próprias emoções. De acordo com os resultados do estudo, foram tiradas conclusões sobre a necessidade de testes psicológicos aos candidatos para determinar os tipos de atividade profissional preferidos e reforçar a ênfase do trabalho educativo e educativo na formação de competências para gerir as próprias emoções.
Downloads
Referências
ANDREEVA, I. N. Emotional intelligence as a phenomenon of modern psychology. Novopolotsk: PSU, 2011.
BAR-ON, R. Emotional intelligence inventory (EQ-i): Technical manual. Toronto: Multi-Health Systems, 1997.
CIARROCHI, J. V.; DEAN, F. P.; ANDERSON, S. Emotional intelligence moderates the relationship between stress and mental health. Personality and Individual Differences, v. 32, p. 197-209, 2002.
GARNER, P. V. Emotional competence and its influences on teaching and learning. Educational Psychology Review, v. 3, p. 297-321, 2010.
GOLEMAN, D. Emotional intelligence. London: Bloomsbury Publishing, 2009.
GRUDISTOVA, E. G. et al. Study of self-actualization needs of Russian students as a factor of competitiveness in the labor market. Espacios, v. 40, n. 26, p. 18, 2019.
KARPOV, А. V.; PETROVSKYA, А. S. Psychology of emotional intelligence: theory, diagnostics, practice. Yaroslavl: Yaroslavl State University, 2008.
LAU, P. S. Emotional competence as a positive youth development construct: conceptual bases and implications for curriculum development. International Journal of Adolescent Medicine and Health, v. 3, p. 355-362, 2005.
LEONTIEV, А. N. On some promising problems of Soviet psychology. Voprosy Psychologii, v. 6, p. 7-23, 1967.
LYUSIN, D. V.; USHAKOV, D. V. Social and emotional intelligence: from processes to dimensions. Moscow: Institute of Psychology of Russian Academy of Sciences, 2009.
MONINA, G. B. Emotional intelligence as the factor of personal and professional growth. Scientific notes of Saint Petersburg University of Management Technologies and Economics, v. 3, n. 33, p. 84-96, 2011.
PASTUKHOVA, D. A.; GRUDISTOVA, E. G. Model of competitive service specialist. Research Result. Business and Service Technologies, v. 4, n. 2, p. 53–64, 2018.
SALOVEY, P.; MAYER, J. D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, p. 185-211, 1990.
SLINKOVA, O. K. et al. Study of value orientations among Russian students. Journal of the Social Sciences, v. 10, n. 6, p. 1493-1498, 2015.
SLINKOVA, О. K.; SLINKOV, А. M.; PASTUKHOVA, D. A. Study motivation personal growth students in higher education. Economy & Entrepreneurship, v. 3-1, n. 80, p. 774-779, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.