A questão da inteligência emocional no contexto da orientação profissional de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16551

Palavras-chave:

Orientação professional, Consciência emocional, Empatia, Automotivação, Gestão das emoções

Resumo

A competência comunicativa atua como uma competência universal que é um fator importante no profissionalismo e competitividade dos graduados universitários no mercado de trabalho. Isto aplica-se a todas as áreas de atividade profissional, mas adquire particular importância no setor dos serviços devido à interação direta dos especialistas com os clientes. Um estudo foi realizado em três universidades russas com um total de 212 alunos. Os resultados do estudo sobre os componentes individuais da inteligência emocional mostraram que as maiores dificuldades para todos os alunos são causadas pelo gerenciamento de suas próprias emoções. De acordo com os resultados do estudo, foram tiradas conclusões sobre a necessidade de testes psicológicos aos candidatos para determinar os tipos de atividade profissional preferidos e reforçar a ênfase do trabalho educativo e educativo na formação de competências para gerir as próprias emoções.

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Biografia do Autor

Elena Grudistova, Bratsk State University, Bratsk – Russia

Candidate of Economics, Associate Professor.

Darya Tkhorenko, Moscow State Regional University, Moscow – Russia

Candidate of Psychology, Associate Professor.

Anatoliy Slinkov, Belgorod Institute of Education Development, Belgorod – Russia

Candidate of Economics, Associate Professor.

Olga Slinkova, Belgorod State National Research University, Belgorod – Russia

Doctor of Economics, Associate Professor.

Larisa Tretyakova, Belgorod State National Research University, Belgorod – Russia

Doctor of Economics, Professor.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

GRUDISTOVA, E.; TKHORENKO, D.; SLINKOV, A.; SLINKOVA, O.; TRETYAKOVA, L. A questão da inteligência emocional no contexto da orientação profissional de estudantes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022055, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16551. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16551. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos