A questão da inteligência emocional no contexto da orientação profissional de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16551

Palavras-chave:

Orientação professional, Consciência emocional, Empatia, Automotivação, Gestão das emoções

Resumo

A competência comunicativa atua como uma competência universal que é um fator importante no profissionalismo e competitividade dos graduados universitários no mercado de trabalho. Isto aplica-se a todas as áreas de atividade profissional, mas adquire particular importância no setor dos serviços devido à interação direta dos especialistas com os clientes. Um estudo foi realizado em três universidades russas com um total de 212 alunos. Os resultados do estudo sobre os componentes individuais da inteligência emocional mostraram que as maiores dificuldades para todos os alunos são causadas pelo gerenciamento de suas próprias emoções. De acordo com os resultados do estudo, foram tiradas conclusões sobre a necessidade de testes psicológicos aos candidatos para determinar os tipos de atividade profissional preferidos e reforçar a ênfase do trabalho educativo e educativo na formação de competências para gerir as próprias emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Grudistova, Bratsk State University, Bratsk – Russia

Candidate of Economics, Associate Professor.

Darya Tkhorenko, Moscow State Regional University, Moscow – Russia

Candidate of Psychology, Associate Professor.

Anatoliy Slinkov, Belgorod Institute of Education Development, Belgorod – Russia

Candidate of Economics, Associate Professor.

Olga Slinkova, Belgorod State National Research University, Belgorod – Russia

Doctor of Economics, Associate Professor.

Larisa Tretyakova, Belgorod State National Research University, Belgorod – Russia

Doctor of Economics, Professor.

Referências

ANDREEVA, I. N. Emotional intelligence as a phenomenon of modern psychology. Novopolotsk: PSU, 2011.

BAR-ON, R. Emotional intelligence inventory (EQ-i): Technical manual. Toronto: Multi-Health Systems, 1997.

CIARROCHI, J. V.; DEAN, F. P.; ANDERSON, S. Emotional intelligence moderates the relationship between stress and mental health. Personality and Individual Differences, v. 32, p. 197-209, 2002.

GARNER, P. V. Emotional competence and its influences on teaching and learning. Educational Psychology Review, v. 3, p. 297-321, 2010.

GOLEMAN, D. Emotional intelligence. London: Bloomsbury Publishing, 2009.

GRUDISTOVA, E. G. et al. Study of self-actualization needs of Russian students as a factor of competitiveness in the labor market. Espacios, v. 40, n. 26, p. 18, 2019.

KARPOV, А. V.; PETROVSKYA, А. S. Psychology of emotional intelligence: theory, diagnostics, practice. Yaroslavl: Yaroslavl State University, 2008.

LAU, P. S. Emotional competence as a positive youth development construct: conceptual bases and implications for curriculum development. International Journal of Adolescent Medicine and Health, v. 3, p. 355-362, 2005.

LEONTIEV, А. N. On some promising problems of Soviet psychology. Voprosy Psychologii, v. 6, p. 7-23, 1967.

LYUSIN, D. V.; USHAKOV, D. V. Social and emotional intelligence: from processes to dimensions. Moscow: Institute of Psychology of Russian Academy of Sciences, 2009.

MONINA, G. B. Emotional intelligence as the factor of personal and professional growth. Scientific notes of Saint Petersburg University of Management Technologies and Economics, v. 3, n. 33, p. 84-96, 2011.

PASTUKHOVA, D. A.; GRUDISTOVA, E. G. Model of competitive service specialist. Research Result. Business and Service Technologies, v. 4, n. 2, p. 53–64, 2018.

SALOVEY, P.; MAYER, J. D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, p. 185-211, 1990.

SLINKOVA, O. K. et al. Study of value orientations among Russian students. Journal of the Social Sciences, v. 10, n. 6, p. 1493-1498, 2015.

SLINKOVA, О. K.; SLINKOV, А. M.; PASTUKHOVA, D. A. Study motivation personal growth students in higher education. Economy & Entrepreneurship, v. 3-1, n. 80, p. 774-779, 2017.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

GRUDISTOVA, E.; TKHORENKO, D.; SLINKOV, A.; SLINKOVA, O.; TRETYAKOVA, L. A questão da inteligência emocional no contexto da orientação profissional de estudantes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022055, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16551. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16551. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos