Identidade profissional de professores como componente da cultura corporativa universitária
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17336Palavras-chave:
Cultura corporativa, Identidade professional, Ambiente educacional, Professor, Organização educacionalResumo
O artigo aborda o problema de estabelecer o impacto da cultura corporativa das organizações educacionais no desenvolvimento da identidade profissional dos professores e seu avanço profissional. O estudo se concentra em resolver as questões da criação de um ambiente educacional que apoie o potencial dos professores, os ajude a reconhecer seus próprios problemas e os torne propícios ao seu desenvolvimento, transformando os problemas em objetivos. Constata-se que a cultura corporativa estabelecida das organizações educacionais contribui para a compreensão dos mecanismos por trás do desenvolvimento de novas qualidades pessoais nos professores no processo de domínio de determinados tipos de atividades e, como resultado, para a transformação da experiência fragmentária dos professores em motivação sustentável para o aperfeiçoamento profissional no processo de trabalho colaborativo.
Downloads
Referências
AUTHOR24. Organizatsionnaia kultura po F. Kharrisu i R. Moranu [Organizational Culture by P. Harris and R. Moran]. 2017. Available: https://spravochnick.ru/menedzhment/osnovnye_elementy_organizacionnoy_kultury/. Access: 10 Jan. 2022.
KOLOSOV, Y. M.; KRIVCHIKOVA, E. S. Deistvuiushchee mezhdunarodnoe pravo. T. 3 [Current International Law. Vol. 3]. Moscow: Moscow Independent Institute of International Law, 1997.
SHANE, E. Organizatsionnaia kultura i liderstvo [Organizational Culture and Leadership]. St. Petersburg: Peter Publishing, 2002.
SHNEIDER, L. B. Profeccionalnaia identichnost: Teoriia, eksperiment, trening. [Professional identity: theory, experiment, training.]. Moscow: Voronezh, 2003.
TEMRIUKOV, I. Effektivnost formirovaniia i razvitiia organizatsionnoi kultury v sisteme vnutrishkolnogo upravleniia [Effectiveness of the formation and development of organizational culture in the system of school administration]. Science and School, n. 4, p. 25-26, 2008.
WIKIPEDIA. Korporativnaia kultura [Corporate culture]. 2019. Available: https://ru.wikipedia.org/wiki/Корпоративная_культура. Access: 10 Jan. 2022.
ZUEVA, F. A. Indikativnoe upravlenie kak sredstvo formirovaniia professionalnoi identichnosti lichnosti v usloviiakh vvedeniia professionalnogo standarta pedagoga [Indicative administration as the means of molding of the professional identity of personality under the conditions of the introduction of the professional standard of the teacher]. Modern problems of science and education, n. 5, 2017. Available in: https://science-education.ru/ru/article/view?id=26851. Access in: 13 Jan. 2022.
ZUEVA, F. A. Vliianie korporativnoi kultury obrazovatelnoi organizatsii na formirovanie professionalnoi identichnosti pedagogov: monografiia. [The influence of corporate culture of an educational organization on the formation of teachers’ professional identity: monograph.]. Chelyabinsk: Publishing house of the South Ural State Humanitarian Pedagogical University, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.