Identidade profissional de professores como componente da cultura corporativa universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17336

Palavras-chave:

Cultura corporativa, Identidade professional, Ambiente educacional, Professor, Organização educacional

Resumo

O artigo aborda o problema de estabelecer o impacto da cultura corporativa das organizações educacionais no desenvolvimento da identidade profissional dos professores e seu avanço profissional. O estudo se concentra em resolver as questões da criação de um ambiente educacional que apoie o potencial dos professores, os ajude a reconhecer seus próprios problemas e os torne propícios ao seu desenvolvimento, transformando os problemas em objetivos. Constata-se que a cultura corporativa estabelecida das organizações educacionais contribui para a compreensão dos mecanismos por trás do desenvolvimento de novas qualidades pessoais nos professores no processo de domínio de determinados tipos de atividades e, como resultado, para a transformação da experiência fragmentária dos professores em motivação sustentável para o aperfeiçoamento profissional no processo de trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flura Zueva, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk – Russia

Professor of the Department of Technology and Psychological and Pedagogical Disciplines.

Sima Levina, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk – Russia

Professor of the Natural-Technological Faculty.

Irina Likhodumova, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk – Russia

Associate Professor of the Natural-Technological Faculty.

Irina Kilmasova, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk – Russia

Senior Lecturer of the Department of Technology and Psychological and Pedagogical Disciplines and Natural-Technological Faculty.

Referências

AUTHOR24. Organizatsionnaia kultura po F. Kharrisu i R. Moranu [Organizational Culture by P. Harris and R. Moran]. 2017. Available: https://spravochnick.ru/menedzhment/osnovnye_elementy_organizacionnoy_kultury/. Access: 10 Jan. 2022.

KOLOSOV, Y. M.; KRIVCHIKOVA, E. S. Deistvuiushchee mezhdunarodnoe pravo. T. 3 [Current International Law. Vol. 3]. Moscow: Moscow Independent Institute of International Law, 1997.

SHANE, E. Organizatsionnaia kultura i liderstvo [Organizational Culture and Leadership]. St. Petersburg: Peter Publishing, 2002.

SHNEIDER, L. B. Profeccionalnaia identichnost: Teoriia, eksperiment, trening. [Professional identity: theory, experiment, training.]. Moscow: Voronezh, 2003.

TEMRIUKOV, I. Effektivnost formirovaniia i razvitiia organizatsionnoi kultury v sisteme vnutrishkolnogo upravleniia [Effectiveness of the formation and development of organizational culture in the system of school administration]. Science and School, n. 4, p. 25-26, 2008.

WIKIPEDIA. Korporativnaia kultura [Corporate culture]. 2019. Available: https://ru.wikipedia.org/wiki/Корпоративная_культура. Access: 10 Jan. 2022.

ZUEVA, F. A. Indikativnoe upravlenie kak sredstvo formirovaniia professionalnoi identichnosti lichnosti v usloviiakh vvedeniia professionalnogo standarta pedagoga [Indicative administration as the means of molding of the professional identity of personality under the conditions of the introduction of the professional standard of the teacher]. Modern problems of science and education, n. 5, 2017. Available in: https://science-education.ru/ru/article/view?id=26851. Access in: 13 Jan. 2022.

ZUEVA, F. A. Vliianie korporativnoi kultury obrazovatelnoi organizatsii na formirovanie professionalnoi identichnosti pedagogov: monografiia. [The influence of corporate culture of an educational organization on the formation of teachers’ professional identity: monograph.]. Chelyabinsk: Publishing house of the South Ural State Humanitarian Pedagogical University, 2019.

Publicado

10/11/2022

Como Citar

ZUEVA, F.; LEVINA, S.; LIKHODUMOVA, I.; KILMASOVA, I. Identidade profissional de professores como componente da cultura corporativa universitária. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022147, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17336. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17336. Acesso em: 25 abr. 2024.