Opiniões dos alunos sobre a educação em matemática online, sugestões sobre a melhoria da qualidade da educação durante a pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.17389

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação matemática, Aluno, Uso da tecnologia, Visões sobre educação online

Resumo

O estudo tem como objetivo determinar a visão dos alunos sobre o ensino de matemática online e obter suas sugestões para melhorias. Os participantes foram 125 alunos que estudam em 25 departamentos diferentes de diferentes faculdades de uma universidade privada durante o ano letivo de 2020-2021. O modelo de padrão misto quantitativo-qualitativo é utilizado na pesquisa. Um formulário online foi criado no Formulários Google e enviado aos alunos. Nesse formulário, havia algumas perguntas sobre sexo, idade, departamentos que estudaram no ensino médio, departamentos em que se matricularam atualmente e 10 questões relacionadas à pesquisa. Os participantes fizeram muitas opiniões positivas e negativas sobre a educação matemática online. As respostas dadas pelos participantes às questões foram examinadas em tabelas separadas e analisadas de acordo com os departamentos em que se formaram no ensino médio (ponderado numérico e verbal).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hediye Sarikaya Yetiş, Near East University (NEU), Nicosia – Cyprus

Assistant Professor.

Mehmet Salih Yarimsakalli, Near East University (NEU), Nicosia – Cyprus

Department of Mathematics.

Referências

AKDEMIR, Ö.; BIÇER, D.; PARMAKSIZ, R. Ş. Information and Communications Technology Metaphors. Mediterranean Journal of Social & Behavioral Research, v. 4, n. 1, p. 11-18, 2020. DOI: 10.30935/mjosbr/9596.

ALMANTHARI, A.; MAULINA, S.; BRUCE, S. Secondary school mathematics teachers’ views on E-learning implementation barriers during the COVID-19 pandemic: the case of Indonesia. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 16, n. 7, em1860, 2020. DOI: .10.29333/ejmste/8240.

CALDWELL, E. R. A comparative study of three instructional modalities in a computer programming course: Traditional instruction, web-based instruction, and online instruction. The University of North Carolina at Greensboro, 2006.

CANDARLI, D.; YUKSEL, H. G. Students’ perceptions of video-conferencing in the classrooms in higher education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 47, p. 357-361, 2012.

CHEN, T. et al. Analysis of user satisfaction with online education platforms in China during the COVID-19 pandemic. Healthcare, v. 8, n. 3, p. 200, 2020. DOI: 10.3390/healthcare8030200.

CHIU, T. K. Applying the self-determination theory (SDT) to explain student engagement in online learning during the COVID-19 pandemic. Journal of Research on Technology in Education, p. 1-17, 2021. DOI: 10.1080/15391523.2021.1891998.

DE OLIVEIRA, M. M. S.; PENEDO, A. S. T.; PEREIRA, V. S. Distance education: advantages and disadvantages of the point of view of education and society. Dialogia, n. 29, p. 139-152, 2018.

GALLIGAN, L. et al. The use of tablet and related. 2010.

GÜRER, M.; TEKINARSLAN, E.; YAVUZALP, N. Opinions of instructors who give lectures online about distance education. Turkish Online Journal of Qualitative Inquiry, v. 7, n. 1, p. 47-78, 2016.

INAN, F. et al. The impact of self-regulation strategies on student success and satisfaction in an online course. International Journal on E-learning, v. 16, n. 1, p. 23-32, 2017.

JONES, D. Computing by distance education: Problems and solutions. ACM SIGCSE Bulletin, v. 28, n. SI, p. 139-146, 1996.

LEE, Y.; CHOI, J. A review of online course dropout research: Implications for practice and future research. Educational Technology Research and Development, v. 59, n. 5, p. 593-618, 2011.

PAPADOPOULOS, P. M. et al. The value of writing-to-learn when using question prompts to support web-based learning in ill-structured domains. Educational Technology Research and Development, v. 59, n. 1, p. 71-90, 2011.

SARIKAYA, H.; YARIMSAKALLI, M. S. The students’ view for teaching numerical analysis in the form of distance education. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v. 12, n. 4, p. 348-360, 2020.

SILVERMAN, D.; DATA, I. Q. Methods for analysing talk, text and interaction. 2001.

TAMAH, S. M.; TRIWIDAYATI, K. R.; UTAMI, T. S. D. Secondary school language teachers’ online learning engagement during the COVID-19 pandemic in Indonesia. Journal of Information Technology Education: Research, v. 19, p. 803-832, 2020. DOI: 10.28945/4626.

TONBULOĞLU, B.; GÜROL, A. Analysis of distance education students’opinions and satisfaction levels of their programs. European Journal of Open Education and E-learning Studies, 2016.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

SARIKAYA YETIŞ, H.; YARIMSAKALLI, M. S. Opiniões dos alunos sobre a educação em matemática online, sugestões sobre a melhoria da qualidade da educação durante a pandemia Covid-19. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 4355–4382, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.17389. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17389. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos