O desenvolvimento de um componente motivacional e de valor da criatividade dos estudantes do primeiro ano
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17415Palavras-chave:
Criatividade, Criatividade profissional, Componente de valor, Alunos do primeiro ano, Modelo experimentalResumo
O artigo dedica-se ao estudo e identificação de formas de aumentar o desenvolvimento do componente motivacional e valorativo da criatividade dos alunos do primeiro ano. Os autores atualizam o problema de ativar a atividade criativa profissionalmente orientada dos alunos no processo educacional moderno, especificando o conceito de criatividade profissional. No estudo, os autores identificam e fundamentam teoricamente as formas de desenvolver o componente motivacional e valorativo da criatividade dos alunos do primeiro ano no espaço educacional da universidade a exemplo do Instituto Belgorod de Artes e Cultura, oferecendo um modelo experimental do desenvolvimento gradual da criatividade profissional. Foi realizado um estudo prático do desenvolvimento do componente motivacional e valorativo da criatividade dos alunos do primeiro ano, que constituiu a base da teoria geral da criatividade profissional.
Downloads
Referências
BIBBINGS, H.; BIELUGA, P. A.; MILLS, C. Enhancing creativity and independent learning of architectural technology students through the use of a real life design competition module. ArchNet-IJAR: International journal of architectural research, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 376-387, 2018.
CHANG, Y. S. The mediating role of motivation for creative performance of cloud-based m-learning. Australasian Journal of Educational Technology, [S. l.], v. 35, n. 4, 2019.
DONG, Y.; ZHU, S.; LI, W. Promoting sustainable creativity: an empirical study on the application of mind mapping tools in graphic design education. Sustainability, [S. l.], v. 13, n. 10, 2021.
FANCHINI, A.; JONGBLOED, J.; DIRANI, A. Examining the well-being and creativity of schoolchildren in France. Cambridge Journal of education, [S. l.], v. 49, n. 4, p. 391-416, 2019.
GAVRILENKO, G.; DANILOVA, U.; ARTAMONOVA, E.; KRIVSHENKO, L. Setting tasks for performing creative assignments by students of first-second years of a technical university. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION AND EDUCATION INNOVATIONS, 4., 2019. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2019. p. 95-99.
HU, M.; SHEALY, T.; MILOVANOVIC, J. Cognitive differences among first-year and senior engineering students when generating design solutions with and without additional dimensions of sustainability. Design Science, [S. l.], v. 7, 2021.
KARPOVICH, I.; SHEREDEKINA, O.; KREPKAIA, T.; VORONOVA, L. The Use of Monologue Speaking Tasks to Improve First-Year Students’ English-Speaking Skills. Education Sciences, [S. l.], v. 11, n. 6, 2021.
LU, K.; YANG, H. H.; SHI, Y.; WANG, X. Examining the key influencing factors on college students’ higher-order thinking skills in the smart classroom environment. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 1-13, 2021.
OBEID, S.; DEMIRKAN, H. The influence of virtual reality on design process creativity in basic design studios. Interactive Learning Environments, [S. l.], p. 1-19, 2020.
POVIDAICHYK, O.; PEDORENKO, V.; POPOVA, A.; TURGENIEVA, A.; RYBINSKA, Y.; DEMCHENKO, I. Research Paradigm as a Value Guideline for Professional Training of Future Social Workers. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 530-547, 2021.
RÄISÄNEN, M.; POSTAREFF, L.; MATTSSON, M.; LINDBLOM-YLÄNNE, S. Study-related exhaustion: First-year students’ use of self-regulation of learning and peer learning and perceived value of peer support. Active Learning in Higher Education, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 173-188, 2020.
SANINA, A.; KUTERGINA, E.; BALASHOV, A. The Co-Creative approach to digital simulation games in social science education. Computers & education, [S. l.], v. 149, 2020.
SUYIDNO, N.; YUANITA, L.; PRAHANI, B. K.; JATMIKO, B. Effectiveness of creative responsibility based teaching (CRBT) model on basic physics learning to increase student’s scientific creativity and responsibility. Journal of Baltic Science Education, [S. l.], v. 17, n. 1, 2018.
TOK, H. H.; CERIT, B. The effect of creative drama education on first-year undergraduate nursing student attitudes toward caring for dying patients. Nurse Education Today, [S. l.], v. 97, 2021.
ZIELIŃSKA, A.; LEBUDA, I.; KARWOWSKI, M. Simple yet wise? Students’ creative engagement benefits from a daily intervention. Translational Issues in Psychological Science, [S. l.], v. 8, n. 1, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.