A avaliação institucional direcionada ao planejamento na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20722

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Planejamento, Avaliação em processo, Universidade

Resumo

Este artigo analisa a avaliação institucional sob a ótica da composição e da regulação do planejamento educacional. O objetivo é evidenciar a contribuição da metodologia de avaliação em processo na elaboração de instrumentos avaliativos capazes de oferecer um retrato mais qualitativo das diferentes dimensões e setores da instituição, além de subsidiar a construção de ações futuras de forma sistematizada e alinhada à realidade e aos avanços da universidade.

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Biografia do Autor

Hilda Maria Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista

Professora Associada do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos programas de pós-graduação em Educação Escolar e em Planejamento e Análise de Políticas Públicas.

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista

Professor Associado do Departamento de Educação e do programa de pós-graduação em Educação Escolar Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – São Paulo (SP) – Brasil.

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Publicado

20/11/2025

Como Citar

Gonçalves da Silva, H. M., & de Souza Lemes, S. (2025). A avaliação institucional direcionada ao planejamento na universidade. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025083. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20722