Tendências de transformação do ensino superior no contexto da digitalização
o caso das tecnologias de inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20815Palavras-chave:
Ensino superior, Digitalização, Inteligência artificial (IA), ChatGPT, IA generativaResumo
O objetivo deste estudo é fundamentar as tendências de transformação do ensino superior no contexto da digitalização, utilizando como exemplo as tecnologias de inteligência artificial (IA). Através de inquéritos a especialistas, o artigo identifica modelos educativos que emergem da utilização da IA no ensino superior e descreve os principais desafios que acompanham a integração da IA nos ambientes académicos. As questões mais prementes incluem a defesa da integridade académica, a privacidade e a segurança dos dados, preocupações éticas relacionadas com a propriedade intelectual e a disseminação não intencional de desinformação. Os autores propõem estratégias para enfrentar estes desafios. Concluem que a integração da IA no ensino superior servirá de catalisador para transformações significativas — actuando simultaneamente como uma ferramenta educativa inovadora e como uma disciplina académica cada vez mais importante — moldando o futuro do ensino superior, onde a coexistência harmoniosa da inteligência humana e da inteligência das máquinas abrirá novos horizontes para a aquisição e divulgação de conhecimentos.
Downloads
Referências
Ali, J. K. M., Shamsan, M. A. A., Hezam, T. A., & Mohammed, A. A. (2023). Impact of ChatGPT on learning motivation: Teachers and students’ voices. Journal of English Studies in Arabia Felix, 2(1), 41–49. https://doi.org/10.56540/jesaf.v2i1.51
Baker, R. (2016). Stupid tutoring systems, intelligent humans. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 26(2), 600–614.
Bialik, M., Holmes, W., & Feidel, C. (2022). Artificial intelligence in education. Alpina PRO.
Castrillón, O., Sarache, W., & Ruiz, S. (2020). Prediction of academic performance using artificial intelligence techniques. Formación Universitaria, 13(1), 93–102.
Chang, C.-Y., Kuo, S.-Y., & Hwang, G.-H. (2022). Chatbot-facilitated nursing education: Incorporating a knowledge-based chatbot system into a nursing training program. Educational Technology & Society, 25(1), 15–27.
Chen, X., Zou, D., Xie, H., Cheng, G., & Liu, C. (2022). Two decades of artificial intelligence in education: Contributors, collaborations, research topics, challenges, and future directions. Educational Technology & Society, 25(1), 28–47.
Crompton, H., Edmett, A., Ichaporia, N., & Burke, D. (2024). AI and English language teaching: Affordances and challenges. British Journal of Educational Technology, 55(6), 2503–2529. https://doi.org/10.1111/bjet.13460
Denning, P. J., & Denning, D. E. (2020). Dilemmas of artificial intelligence. Communications of the ACM, 63(3), 22–24. https://doi.org/10.1145/3379920
Floridi, L., & Chiriatti, M. (2020). GPT-3: Its nature, scope, limits, and consequences. Minds and Machines, 30(4), 681–694. https://doi.org/10.1007/s11023-020-09548-1
Garkusha, N. S., & Gorodova, Y. S. (2023). Pedagogical opportunities of ChatGPT for the development of students’ cognitive activity. Professional Education and Labor Market, 11(1), 6–23. https://doi.org/10.52944/PORT.2023.52.1.001
Humble, N., & Mozelius, P. (2022). The threat, hype, and promise of artificial intelligence in education. Discover Artificial Intelligence, 2(1). https://doi.org/10.1007/s44163-022-00039-z
Hussin, A. A. (2018). Education 4.0 made simple: Ideas for teaching. International Journal of Education & Literacy Studies, 6(3), 92–98. https://doi.org/10.7575/aiac.ijels.v.6n.3p.92
Ivakhnenko, E. N., & Nikolsky, V. S. (2023). ChatGPT in higher education and science: Threat or valuable resource? Higher Education in Russia, (4), 9–22.
Kooli, C. (2023). Chatbots in education and research: A critical examination of ethical implications and solutions. Sustainability, 15(7). https://doi.org/10.3390/su15075614
Lund, B., Wang, T., Manuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: AI-written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570–581. https://doi.org/10.1002/asi.24750
Makridakis, S. (2017). The forthcoming artificial intelligence revolution: Its impact on society and firms. Futures, 90, 46–60.
Natale, S., & Ballatore, A. (2020). Imagining the thinking machine: Technological myths and the rise of artificial intelligence. Convergence, 26(1), 3–18.
Nze, S. U. (2024). AI-powered chatbots. Global Journal of Human Resource Management, 12(6), 34–45.
Pearlman, E. (2020). AI comes of age. PAJ: A Journal of Performance and Art, 42(3), 55–62.
Perrotta, C., & Selwyn, N. (2020). Deep learning goes to school: Toward a relational understanding of AI in education. Learning, Media and Technology, 45, 251–269.
Pesonen, J. A. (2021). “Are you OK?” Students’ trust in a chatbot providing support opportunities. In P. Zaphiris & A. Ioannou (Eds.), Learning and collaboration technologies: Games and virtual environments for learning (pp. 199–215). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-77943-6_13
Przegalinska, A., Ciechanowski, L., Stroz, A., Gloor, P., & Mazurek, G. (2019). In bot we trust: A new methodology of chatbot performance measures. Business Horizons, 62(6), 785–797. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2019.08.005
Rincon-Flores, E. G., López-Camacho, E., Mena, J., & López, O. O. (2020). Predicting academic performance with artificial intelligence (AI): A new tool for teachers and students. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 1049–1054). IEEE. https://doi.org/10.1109/EDUCON45650.2020.9125141
Sorokin, D. O. (2023). Attitudes of school pupils and university students towards the use of AI chatbots in education. Derzhavinsky Forum, 7(1), 21–30.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


