Tendências de transformação do ensino superior no contexto da digitalização

o caso das tecnologias de inteligência artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20815

Palavras-chave:

Ensino superior, Digitalização, Inteligência artificial (IA), ChatGPT, IA generativa

Resumo

O objetivo deste estudo é fundamentar as tendências de transformação do ensino superior no contexto da digitalização, utilizando como exemplo as tecnologias de inteligência artificial (IA). Através de inquéritos a especialistas, o artigo identifica modelos educativos que emergem da utilização da IA no ensino superior e descreve os principais desafios que acompanham a integração da IA nos ambientes académicos. As questões mais prementes incluem a defesa da integridade académica, a privacidade e a segurança dos dados, preocupações éticas relacionadas com a propriedade intelectual e a disseminação não intencional de desinformação. Os autores propõem estratégias para enfrentar estes desafios. Concluem que a integração da IA no ensino superior servirá de catalisador para transformações significativas — actuando simultaneamente como uma ferramenta educativa inovadora e como uma disciplina académica cada vez mais importante — moldando o futuro do ensino superior, onde a coexistência harmoniosa da inteligência humana e da inteligência das máquinas abrirá novos horizontes para a aquisição e divulgação de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gulyusa Ismagilova, Universidade Federal de Kazan

Universidade Federal de Kazan (Região do Volga), Kazan – Rússia. Doutor. Professor Associado do Departamento de Linguística Contrastiva.

Leisan Miftakhova, Universidade Federal de Kazan

Universidade Federal de Kazan (Região do Volga), Kazan – Rússia. Professor Assistente do Departamento de Linguística Contrastiva.

Irina Kurmaeva, Universidade Federal de Kazan

Universidade Federal de Kazan (Região do Volga), Kazan – Rússia. Doutor. Professor Associado do Departamento de Linguística Contrastiva.

Grigoriy Bazhin, Universidade Estatal de Engenharia Civil de Moscou

Universidade Estatal de Engenharia Civil de Moscou, Moscou – Rússia. Professor Sênior.

Anatolii Shapovalov, Universidade Agrária Estatal de Kuban I. T. Trubilin

Universidade Agrária Estatal de Kuban I. T. Trubilin, Krasnodar – Rússia. Doutor. Professor Associado do Departamento de Teoria e História do Estado e do Direito.

Gennadiy Kuzmitskiy, Instituto Militar de Perm das Tropas da Guarda Nacional

Instituto Militar de Perm das Tropas da Guarda Nacional, Perm – Rússia. Doutor. Doutor em Ciências Técnicas. Acadêmico da Academia Russa de Ciências Naturais.

Darya Gvozdeva, Universidade Federal do Sul

Universidade Federal do Sul, Academia de Psicologia e Pedagogia – Rússia. Candidato em Ciências Psicológicas. Professor Associado do Departamento de Psicologia da Personalidade e Psicologia do Aconselhamento.

Referências

Ali, J. K. M., Shamsan, M. A. A., Hezam, T. A., & Mohammed, A. A. (2023). Impact of ChatGPT on learning motivation: Teachers and students’ voices. Journal of English Studies in Arabia Felix, 2(1), 41–49. https://doi.org/10.56540/jesaf.v2i1.51

Baker, R. (2016). Stupid tutoring systems, intelligent humans. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 26(2), 600–614.

Bialik, M., Holmes, W., & Feidel, C. (2022). Artificial intelligence in education. Alpina PRO.

Castrillón, O., Sarache, W., & Ruiz, S. (2020). Prediction of academic performance using artificial intelligence techniques. Formación Universitaria, 13(1), 93–102.

Chang, C.-Y., Kuo, S.-Y., & Hwang, G.-H. (2022). Chatbot-facilitated nursing education: Incorporating a knowledge-based chatbot system into a nursing training program. Educational Technology & Society, 25(1), 15–27.

Chen, X., Zou, D., Xie, H., Cheng, G., & Liu, C. (2022). Two decades of artificial intelligence in education: Contributors, collaborations, research topics, challenges, and future directions. Educational Technology & Society, 25(1), 28–47.

Crompton, H., Edmett, A., Ichaporia, N., & Burke, D. (2024). AI and English language teaching: Affordances and challenges. British Journal of Educational Technology, 55(6), 2503–2529. https://doi.org/10.1111/bjet.13460

Denning, P. J., & Denning, D. E. (2020). Dilemmas of artificial intelligence. Communications of the ACM, 63(3), 22–24. https://doi.org/10.1145/3379920

Floridi, L., & Chiriatti, M. (2020). GPT-3: Its nature, scope, limits, and consequences. Minds and Machines, 30(4), 681–694. https://doi.org/10.1007/s11023-020-09548-1

Garkusha, N. S., & Gorodova, Y. S. (2023). Pedagogical opportunities of ChatGPT for the development of students’ cognitive activity. Professional Education and Labor Market, 11(1), 6–23. https://doi.org/10.52944/PORT.2023.52.1.001

Humble, N., & Mozelius, P. (2022). The threat, hype, and promise of artificial intelligence in education. Discover Artificial Intelligence, 2(1). https://doi.org/10.1007/s44163-022-00039-z

Hussin, A. A. (2018). Education 4.0 made simple: Ideas for teaching. International Journal of Education & Literacy Studies, 6(3), 92–98. https://doi.org/10.7575/aiac.ijels.v.6n.3p.92

Ivakhnenko, E. N., & Nikolsky, V. S. (2023). ChatGPT in higher education and science: Threat or valuable resource? Higher Education in Russia, (4), 9–22.

Kooli, C. (2023). Chatbots in education and research: A critical examination of ethical implications and solutions. Sustainability, 15(7). https://doi.org/10.3390/su15075614

Lund, B., Wang, T., Manuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: AI-written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570–581. https://doi.org/10.1002/asi.24750

Makridakis, S. (2017). The forthcoming artificial intelligence revolution: Its impact on society and firms. Futures, 90, 46–60.

Natale, S., & Ballatore, A. (2020). Imagining the thinking machine: Technological myths and the rise of artificial intelligence. Convergence, 26(1), 3–18.

Nze, S. U. (2024). AI-powered chatbots. Global Journal of Human Resource Management, 12(6), 34–45.

Pearlman, E. (2020). AI comes of age. PAJ: A Journal of Performance and Art, 42(3), 55–62.

Perrotta, C., & Selwyn, N. (2020). Deep learning goes to school: Toward a relational understanding of AI in education. Learning, Media and Technology, 45, 251–269.

Pesonen, J. A. (2021). “Are you OK?” Students’ trust in a chatbot providing support opportunities. In P. Zaphiris & A. Ioannou (Eds.), Learning and collaboration technologies: Games and virtual environments for learning (pp. 199–215). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-77943-6_13

Przegalinska, A., Ciechanowski, L., Stroz, A., Gloor, P., & Mazurek, G. (2019). In bot we trust: A new methodology of chatbot performance measures. Business Horizons, 62(6), 785–797. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2019.08.005

Rincon-Flores, E. G., López-Camacho, E., Mena, J., & López, O. O. (2020). Predicting academic performance with artificial intelligence (AI): A new tool for teachers and students. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 1049–1054). IEEE. https://doi.org/10.1109/EDUCON45650.2020.9125141

Sorokin, D. O. (2023). Attitudes of school pupils and university students towards the use of AI chatbots in education. Derzhavinsky Forum, 7(1), 21–30.

Publicado

23/12/2025

Como Citar

Ismagilova, G., Miftakhova, L., Kurmaeva, I., Bazhin, G., Shapovalov, A., Kuzmitskiy, G., & Gvozdeva, D. (2025). Tendências de transformação do ensino superior no contexto da digitalização: o caso das tecnologias de inteligência artificial. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025114. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20815

Edição

Seção

Ensaios e Comunicação Cien´tifica