O bacharelismo e a crise permanente da formação de professores

Autores

  • Edson do Carmo Inforsato

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9754

Palavras-chave:

Bacharelismo. Formação de professores. Crise.

Resumo

É um clichê referir-se a uma situação de crise, seja do que for, como uma oportunidade para o surgimento de novas formas de estabelecer relações com o mundo à nossa volta, tanto o natural quanto o psicossocial. Como clichê, pela sua própria característica, nas ocorrências de crise esse enunciado se encerra nele mesmo e, assim, as oportunidades, se é que existem, são desperdiçadas continuando a crise a perpetuar o caos. Se se tem, por vários fatores, a lucidez de compreendê-la e, mais ainda, de encetar ações que a combatam, com o tempo, senhor do destino humano, as crises são equacionadas e as relações mencionadas se situam em um novo patamar que se acredita mais evoluído que o anterior. O quanto é longo esse tempo, não se é permitido saber.  Por isso que esse texto abriu-se com as epígrafes acima, da lavra de artistas que fazem por merecer a qualificação de ‘antenas da raça’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010

BRZEZINSKI, Iria . LDB/1996 Contemporânea: Contradições, Tensões e Compromissos, Sâo Paulo, Cortez, 2014.

FREITAS,Helena .Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008

GAGNÉ, Robert. Como se realiza a aprendizagem, Livros Técnicos e Científicos, Editora Rio de Janeiro, 1975

GATTI, Bernadete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Editora UFPR .

GERMANO, José W. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, José C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico -social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

MELLO, Guiomar N. Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: uma (re)visão radical. São Paulo : Fundação Victor Civita, 2000

RABELO, Amanda. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26 , n.01, p.57-88 , abr. 2010

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do Regime Militar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia.(1987) São Paulo:Autores Associados, 1995.

SUCUPIRA, Newton. Sobre o exame de suficiência e formação do professor polivalente para o ciclo ginasial. Documenta, n. 31, p. 107-111, 1964.

VIEIRA, Sofia L. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 219, p. 291-309, maio/ago. 2007.

Downloads

Publicado

25/12/2016

Como Citar

INFORSATO, E. do C. O bacharelismo e a crise permanente da formação de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 432–443, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9754. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9754. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos