Em cartaz: a formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais

Isaias Batista de Oliveira Júnior

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar as representações sociais sobre família entre profissionais do magistério que responderam um inventário do tipo Likert a fim de aferirmos suas representações acerca do conceito de “família”, “família ideal” e “família desestruturada”. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização de um curso de formação docente intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais pelas lentes do cinema”. Os resultados obtidos revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste, que se devem, em parte pelo fato de a experiência estética, por meio do cinema, permitir o rompimento com o ideário de família admitindo as diversas maneiras de ser família como verdadeiras.


Palavras-chave


Escola. Famílias organizadas em modelos não convencionais; Cinema; Formação docente.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9943



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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