Em cartaz: a formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9943

Palavras-chave:

Escola. Famílias organizadas em modelos não convencionais, Cinema, Formação docente.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as representações sociais sobre família entre profissionais do magistério que responderam um inventário do tipo Likert a fim de aferirmos suas representações acerca do conceito de “família”, “família ideal” e “família desestruturada”. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização de um curso de formação docente intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais pelas lentes do cinema”. Os resultados obtidos revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste, que se devem, em parte pelo fato de a experiência estética, por meio do cinema, permitir o rompimento com o ideário de família admitindo as diversas maneiras de ser família como verdadeiras.

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Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Paraná

Professor na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Doutor no em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós Graduado em Neuropedagogia na Educação. Pós Graduado em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Nutrição.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, I. B. de. Em cartaz: a formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 542–562, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9943. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9943. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos