Education in human rights and moral development in teacher formation: the influence of religiousity in times of “gender ideology”

Authors

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília https://orcid.org/0000-0002-2059-6361
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília
  • Alessandra de Morais Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10173

Keywords:

Education. Human rights. Moral development. Gender. Sexualities. Teacher formation.

Abstract

This article, resulted of an interdisciplinary research entitled, funded by the Foundation for Research Support of the State of São Paulo (FAPESP) has an objective, in relation to teacher formation, the counterpoints presented to the proposal of (re)education in values of the human rights education, specifically to the themes of gender and sexuality, amid the contemporary political conjuncture. Developed from a bibliographical review and documentary analysis, the text is divided into three parts: firstly, is discussed the affirmation of the human rights education in the brazilian educational system, addressing its historical trajectory with the articulations for the formation of professionals for exercise it. Then, briefly recalling the achievements of the Feminist and LGBT movements for formal and full recognition of their rights, is highlighted the impasses for the consolidation of the human rights education that contemplate gender and sexuality, given the creation of the "gender ideology" on the reactionary moviment that the public policies have suffered in recent years. Finally, appropriating the cognitive theory of moral development, it is proposed a reflection on the influence of religiosity when it is dogmatically and literally processed, among the various cultural aspects, in the Brazilian moral formation, which is evidenced as one of the responsible factors by the counterpoints to the human rights education and, thus, reflecting the political scenario of indifference to historical struggles, the process of empowering subjects of rights and interfering in the laic and democratic nature of the country.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Bolsista FAPESP de Iniciação Científica e graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília e 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão 2016-2018. Foi bolsista do Núcleo de Ensino no Laboratório de Educação e Saúde (EDACI), bolsista PROEX - Pró-Reitoria de Extensão Universitária no NUDHUC e bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). É membro dos grupos de estudos e pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação e GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento. Foi aluno visitante voluntário da San Diego State University (SDSU), Califónia, EUA, realizando pesquisa eletiva nos seguintes temas: Gênero, Teoria Queer e Sexualidades. Foi, também, estudante emérito da Embassy English San Diego, Califórnia, EUA, pelo programa do Centro Paula Souza.

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga-Portugal. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valência-Espanha. Doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP. Mestre em Educação pela FFC-UNESP-Campus de Marília. Presidenta do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos NUDISE. Docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESP-FFC-Campus de Marília.

Resumo do lattes:

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho-Braga-Portugal (2007). Investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é professora assistente doutora efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, direitos humanos, gênero, cidadania e educação. Em 2012, realizou pós-doutorado em educação junto à Universidade de Valência-Espanha. Em 2013, participou do Programa de Mobilidade Docente, da Associação de Universidades Grupo Montevideo, realizando estágio de investigação junto ao Programa de Educação para a Paz, Não Violência e os Direitos Humanos, na Universidade Nacional de Rosário. Em 2015, realizou estágio de investigação junto ao Centro de Estudos sobre a Mulher, na Universidade Nacional do México. Em 2016, realizou estágio de investigação na Universidade de Valência, Espanha.

Alessandra de Morais, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências, UNESP, campus de Bauru (1993), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Especialização em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica pela Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA (2004). Especialização em Psicoterapia Psicanalítica pelo Núcleo de Psicanálise de Marília e Região - Fundação de Ensino, NPM - UNIVEM (2007). Master en Programas de Intervención Psicológica en Contextos Educativos pela Universidad Complutense de Madrid, UCM, Madrid, Espanha (2015). Professora assistente doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. 

Resumo do lattes:

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências, UNESP, campus de Bauru (1993), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Atualmente é professora assistente doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento moral, representações sociais, educação moral, formação de professores e instrumentos de medida de julgamento moral. 

References

BATAGLIA, P. U. R.; MORAIS, A.; LEPRE, R. M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estud. psicol., Natal, v. 15, n. 1, p. 25-32, jan./abr., 2010.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: os fatos e os mitos. 3. ed. São Paulo: Difel, 1975. v. 1.

BENEVIDES, M. V. Educação em direitos humanos: de que se trata?. In R. L. BARBOSA (Org.). Formação de Educadores: Desafios e Perspectivas. S. e Perspectivas Paulo: UNESP. 2003, p. 309-318.

BIAGGIO, A. Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRABO, T. S. A. M. Movimentos sociais e educação: feminismo e equidade de gênero. In: DAL RI, N. M.; BRABO, T. S. A. M. (Org.). Políticas educacionais, gestão democrática e movimentos sociais. Marília: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2015. p. 109-128.

BRASIL. Ministério da educação, conselho nacional de educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. CNE/CP: Diário Oficial da União, Brasília, 2012.

BRASIL. Plano nacional de educação em direitos humanos. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Educação, UNESCO, 2007.

BRASIL. Plano nacional de educação em direitos humanos. 2. ed. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Educação, UNESCO, 2013.

CANDAU, V. M. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.

CARVALHO, J. S. Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004.

CASCAIS, A. F. Um nome que seja seu: dos estudos gays e lésbicos à teoria queer. In: SANTOS, A. C. Indisciplinar a teoria: estudos gays, lésbicos e queer. Lisboa: Fenda, 2004. p. 21-90

CASTRO, R. P. Educação, relações de gênero e sexualidades: experiências de estudantes de pedagogia. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 45, p. 203-214, jan./abr. 2016.

DESLANDES, K. Formação de professores e direitos humanos: construindo escolas promotoras de igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DIÓGENES, E. M. N.; ROCHA, M. C. J.; BRABO, T. S. A. M. Os movimentos feministas brasileiros na luta pelos direitos das mulheres. In: BRABO, T. S. A. M. Educação, Mulheres, Gênero e Violência. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 305-322.

DURIEZ, B.; SOENENS, B. Religiosity, moral attitudes and moral competence: A critical investigation of the religiosity-morality relation. International Journal of Behavioral Development, 30. p. 76-83, January 2006.

ERNSBERGER, D.J.; MANASTER, G.J. Moral development, intrinsic/extrinsic religious orientation and denominational teachings. Genetic Psychology Monographs, v. 104, p. 23–41, 1981.

FERREIRA, G. R.; LEÃO, A. M. Estudo dos cursos de formação em educação sexual que utilizam as tecnologias digitais. In: IV Seminários Enlaçando Sexualidades: Moralidades, Famílias e Fecundidade. Anais do IV Seminários Enlaçando Sexualidades: Moralidades, Famílias e Fecundidade. Salvador, UNEB, 2015.

FURLANI, J. “Ideologia de Gênero"? Explicando as confusões teóricas presentes na cartilha”. Versão Revisada 2016. Florianópolis: FAED, UDESC. Laboratório de Estudos de Gênero e Família, 2016. Disponível em: https://www.facebook.com/jimena.furlani. Acesso em: 21 ago. 2016.

GORISCH, P. O reconhecimento dos direitos LGBT: de Stonewall à ONU. Curitiba: Appris, 2014.

KOHLBERG, L. Moral Development. New York: Holt, Reinhart and Winston, 1970.

KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao, Espanha: Editorial Desclée de Brower, 1992.

LEPRE, R. M. et al. A formação ética do educador: competência e juízo moral de graduandos de pedagogia. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, n. 23, p. 113-137, 2014.

MORAIS, A. et al. Relações com os dados de nossa pesquisa e a discussão da eutanásia na cultura brasileira: limites e tensões entre o laico e o religioso. In: BATAGLIA, P. U. R; MORAIS, A.; LEPRE, R. M.; CARVALHO, S. M. A influência do ambiente acadêmico na construção da competência moral em graduandos de pedagogia. Relatório de Pesquisa chamada MCTI /CNPq /MEC/CAPES N º 07/2011. Não-publicado. Relatório de pesquisa enviado para o CNPq. Marília, 2014. p. 84-88.

SHIMIZU, A. M. Defining Issues Test-2: fidedignidade da versão brasileira e p1onderações acerca de seu uso em pesquisas sobre moralidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 5-14, 2004.

SUÁREZ, M. Enfoques feministas e antropologia. In: AGUIAR, N. Gênero e Ciências

Humanas. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995. p. 31-48.

SILVA, A. M. M. A educação em direitos humanos no Brasil. Conferencia apresentada na III Jornada Escola e Violência sobre o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Caxias, 2005.

SILVA, H. P. Educação em direitos humanos: conceitos, valores e hábitos. 1995. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

SILVEIRA, E. L. Édipo (não é) rei: foucault, Butler e o sexo em discurso. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

UNESCO. UNESCO discute sexualidade e gênero na formação de professores. São Paulo, 2015. Disponível em: www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_discusses_sexuality_and_gender_in_teacher_training. Acesso em: 02 jun. 2017.

Published

01/11/2017

How to Cite

SILVA, M. E. F. da; BRABO, T. S. A. M.; MORAIS, A. de. Education in human rights and moral development in teacher formation: the influence of religiousity in times of “gender ideology”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1260–1282, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10173. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10173. Acesso em: 18 jul. 2024.