Feeding for students with special feeding needs as an inclusive educational

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12573

Keywords:

Special dietary needs, Human rights to adequate food, School inclusion.

Abstract

The DHAA is the right of every person to be free from hunger and to have adequate food and the PNAE guarantees the right of the student of Basic Public Education to food. It is in this sense that we aim to broaden the discussion about the possibilities of exclusion of these people in school, the objective of this article was to carry out a bibliographic survey about the inclusion of children with NAE in schools through a documentary and bibliographical review. Students with NAE can be excluded through unplanned pedagogic activities. Students with allergies may become contaminated with materials that contain allergens, students with food restrictions at school events may be left with no food option. The care with these students as analyzed, goes far beyond nutrients and should be promoted to include these in the school environment and pedagogical activities as it may affect their learning.

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Author Biographies

Mileni da Silveira Fernandes Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (2007). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição clínica e Educação nutricional. Mestranda no Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, Temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão: psicopedagogia.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998) e doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino.

Lorena Ines Peterini Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) UFSM (2015). Participa de dois grupos de pesquisa. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, lúdico, avaliação, interdisciplinaridade, Transdicisplinariedade, autoestima, afetividade, educação a distância, Gestão Escolar e Educacional. Exerce a função de Chefe de Departamento de Fundamentos da Educação CE/UFSM desde 18/10/1999 com portaria do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria n° 54 de 05 de abril de 2016, para término em 05 de abril de 2018. Trabalha com Graduação, na área de Formação de Professores: Artes Cênicas, Artes Visuais (Desenho e Plástica), Pedagogia, Música, Educação Especial e Pós-Graduação em Psicopedagogia e Gestão Educacional, presencial e a distância. Orienta Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (TCC) e Monografias da Pós- Graduação em Gestão Educacional. É professora colaboradora no mestrado profissional: Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Desenvolveu curso de formação para professores e TAES promovido pela PROGEP sobre motivação, nos anos de 2017 e 2018. Faz parte de dois grupos de pesquisa financiados pelo CNPQ: GEPFICA coordenado pela professora Helenise Sangoi Antunes e o grupo GEU - Grupo de estudos sobre a Universidade liderado pela Adriana Moreira da Rocha Veiga e Liliane Gontan Timm Della Méa. A grande área de atuação é Interdisciplinar e transdisciplinar focando no Ensino, Pesquisa e Extensão.

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Published

15/08/2019

How to Cite

ROSA, M. da S. F.; PAVÃO, S. M. de O.; MARQUEZAN, L. I. P. Feeding for students with special feeding needs as an inclusive educational. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 656–664, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12573. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12573. Acesso em: 30 jun. 2024.

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