Treatment of mutants as an allegory of the pathologization of subjects of non-intelligible genders: a reading from the x-men hq

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13058

Keywords:

Non-intelligible gender, Sexual education, Sexual diversity.

Abstract

The characters of the comics have gained notoriety by transcending to the world of movies and television, especially the X-men. With great potential to reproduce perceptions and conceptions about the most different aspects of human life, the comics have served as a background for a reflection on social, cultural and moral issues. Having as a source of research the editions of 1 to 6 of the super gifted arc of the comics The incredible X-men, we will relate the pathology of the mutants of the comics as an allegory to the pathologization of sexual minorities, offering material for reflection and work for the respect to sexual diversity. Understanding the offer of the mutant cure as an allegory to the gay cure, we will reveal the underlying allegory in the condition of the characters in their fight against the pathologization of their mutant status, relating to the situation of the subjects of non-intelligible genders.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Mahal da Silva Gonçalves, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)

Graduação em Letras (UNESP/FCL-Araraquara-2004), Pedagogia (Instituto Dottori - São Paulo -2016), Pós-graduando em Educação Sexual-FCL/Unesp-Araraquara.

Atuei como Professor de Língua Portuguesa na rede municipal de Araraquara (2007-2017), Professor Coordenador na Rde Municipal de Araraquara (2011-2007), Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (2014-2017) e atualmente exerço a função de Assistente Educacional Pedagógico junto à rede municipal de Araraquara. Fiz parte do Conselho Municipal de Educação de 2011-2017, como representante dos professores de Ensino Fundamental II e atualmente sou secretário no Conselho Municipal de Combate à Discriminação e Racismo.

Fábio Tadeu Reina, Universidade de Araraquara (Uniara), Araraquara – SP – Brasil. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Professor graduado em Educação Física desde o ano de 1986 ; Pedagogo com habilitação profissional em Administração e Supervisão escolar desde o ano de 1989, Mestrado e doutorado concluídos, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara SP) no Programa de Educação Escolar, respectivamente nos anos de 2006 e 2009. Pós-doutorado concluído no ano de 2011 e realizado junto ao núcleo de Sexualidade (NUSEX), vinculado ao departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Júlio de mesquita Filho (UNESP- Campus de Araraquara).

Ranyella Cristina de Siqueira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, com período de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha  e Mestre em Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Foi bolsista FAPESP com ênfase em psicologia social e filosofia com o estudo da conceituação de estigma em ressonância com o pensamento de Michel de Foucault. Estagiou como pesquisadora na área de psicanálise com o tema violência doméstica e o desenvolvimento infantil. Tem experiência de estágios na área de psicologia clínica sob abordagem psicanalítica de Freud e Lacan, tendo trabalhado com crianças e adultos na Clínica de Pesquisa e Psicologia Aplicada da Unesp. Tem experiência na área de psicologia hospitalar, tendo sido estagiária no Hospital Regional de Assis na clínica médica. Trabalhou na área de atendimento psicoterápico clínico para crianças, adolescentes e adultos na Unimed.

Marco Aurélio de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP e atualmente cursa o programa de Mestrado Profissional em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista- UNESP. Atualmente é conselheiro no Conselho Municipal LGBTIQ+ do município de Araraquara - SP. É membro do grupo de pesquisa em Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura. Atua nas áreas de Psicologia Social, Estudos de Gênero, Teoria Queer e Educação Sexual.

References

BEAZLEY, M.; YOUNGQUIST, J.; BRADY, M. Enciclopédia Marvel. São Paulo: Panini Comics, 2005.

BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 19, n. 2, ago., 2011.

BRAGA JR, A. X. Por uma sociologia da imagem desenhada: reprodução, estereótipo e actância nos quadrinhos de super-heróis da Marvel Comics. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

BUTLER, J. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. 14ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2017.

CAMPOS, J. X-men e a alegoria da luta dos direitos humanos dos negros e a “heroicidade” de Martin Luther King e Malcolm X. Revista Eletrônica da FEATI, v. 1, n. 12, p.190-194. Jan-jul., 2016.

CARDOSO JR, H. R. Foucault em voo rasante. In: CARVALHO, A. B. de; LIMA DA SILVA, W. C. (Orgs.). Sociologia e Educação: leituras e interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006.

CEARÁ, A. T.; DALGALARRONDO, P. Transtornos mentais, qualidade de vida e identidade em homossexuais na maturidade e velhice. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo: v. 37, n. 3, p. 118-123, 2010.

COENGA-OLIVEIRA, D. 'Se fosse normal, Deus teria criado Adão e Ivo!': a homofobia e a produção e regulação do sexo/gênero. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2011.

DREYFUS, H.; RABINO, P. Em direção a uma teoria da prática discursiva. In: __________. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes; 1989.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). (Trad. Maria Ermantina Galvão). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. Poder e saber. In: MOTTA, M. B. (Org.) Estratégia, poder-saber. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. (Trad. Luiz Felipe Baeta Neves). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

HOPKINS, P. D. A Sedução do Normal: Quem não quer ser mutante? In: Irwin, W. (Org.). X-men e a filosofia: visão surpreendente e argumento fabuloso no X-universo mutante. (Trad. Marcos Malvezzi). São Paulo: Madras, 2009.

ILEA, R. A cura mutante ou mudança social: Debatendo a deficiência. In: Irwin, W. (Org.). X-men e a filosofia: visão surpreendente e argumento fabuloso no X-universo mutante. (Trad. Marcos Malvezzi). São Paulo: Madras, 2009.

MARGONARI, D. M.; BRAGA JR, A. X. O humor das tiras em quadrinhos na educação para a diversidade sexual. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 1603-1621, 2015.

MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. 12. Ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnosticas. Porto Alegre: Artmed, 1993.

PORCHAT, P. Psicanálise e Transexualismo: Desconstruindo gêneros e patologias com Judith Butler. Curitiba: Juruá, 2014.

PRADO, M. A. M.; MACHADO, F. V. Preconceito Contra Homossexualidades: A Hierarquia da Invisibilidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PRINS, B.; MEIJER, I. C. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 155-167, jan., 2002.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.

SALIH, S. Judith Butler e a teoria queer. São Paulo: Editora Autêntica, 2017.

ZENI, L. Por que usar quadrinhos em sala de aula? Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 3, p. 125-129, 2014.

WHEDOW, J.; CASSADAY, J. Surpreendentes. X-Men Volume 1 – Superdotados. Panini Comics, 2008.

Published

06/01/2020

How to Cite

GONÇALVES, F. M. da S.; REINA, F. T.; SIQUEIRA, R. C. de; CARVALHO, M. A. de. Treatment of mutants as an allegory of the pathologization of subjects of non-intelligible genders: a reading from the x-men hq. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 224–246, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13058. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13058. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos