Treatment of mutants as an allegory of the pathologization of subjects of non-intelligible genders: a reading from the x-men hq

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13058

Keywords:

Non-intelligible gender, Sexual education, Sexual diversity.

Abstract

The characters of the comics have gained notoriety by transcending to the world of movies and television, especially the X-men. With great potential to reproduce perceptions and conceptions about the most different aspects of human life, the comics have served as a background for a reflection on social, cultural and moral issues. Having as a source of research the editions of 1 to 6 of the super gifted arc of the comics The incredible X-men, we will relate the pathology of the mutants of the comics as an allegory to the pathologization of sexual minorities, offering material for reflection and work for the respect to sexual diversity. Understanding the offer of the mutant cure as an allegory to the gay cure, we will reveal the underlying allegory in the condition of the characters in their fight against the pathologization of their mutant status, relating to the situation of the subjects of non-intelligible genders.

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Author Biographies

Fábio Mahal da Silva Gonçalves, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)

Graduação em Letras (UNESP/FCL-Araraquara-2004), Pedagogia (Instituto Dottori - São Paulo -2016), Pós-graduando em Educação Sexual-FCL/Unesp-Araraquara.

Atuei como Professor de Língua Portuguesa na rede municipal de Araraquara (2007-2017), Professor Coordenador na Rde Municipal de Araraquara (2011-2007), Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (2014-2017) e atualmente exerço a função de Assistente Educacional Pedagógico junto à rede municipal de Araraquara. Fiz parte do Conselho Municipal de Educação de 2011-2017, como representante dos professores de Ensino Fundamental II e atualmente sou secretário no Conselho Municipal de Combate à Discriminação e Racismo.

Fábio Tadeu Reina, Universidade de Araraquara (Uniara), Araraquara – SP – Brasil. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Professor graduado em Educação Física desde o ano de 1986 ; Pedagogo com habilitação profissional em Administração e Supervisão escolar desde o ano de 1989, Mestrado e doutorado concluídos, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara SP) no Programa de Educação Escolar, respectivamente nos anos de 2006 e 2009. Pós-doutorado concluído no ano de 2011 e realizado junto ao núcleo de Sexualidade (NUSEX), vinculado ao departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Júlio de mesquita Filho (UNESP- Campus de Araraquara).

Ranyella Cristina de Siqueira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, com período de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha  e Mestre em Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Foi bolsista FAPESP com ênfase em psicologia social e filosofia com o estudo da conceituação de estigma em ressonância com o pensamento de Michel de Foucault. Estagiou como pesquisadora na área de psicanálise com o tema violência doméstica e o desenvolvimento infantil. Tem experiência de estágios na área de psicologia clínica sob abordagem psicanalítica de Freud e Lacan, tendo trabalhado com crianças e adultos na Clínica de Pesquisa e Psicologia Aplicada da Unesp. Tem experiência na área de psicologia hospitalar, tendo sido estagiária no Hospital Regional de Assis na clínica médica. Trabalhou na área de atendimento psicoterápico clínico para crianças, adolescentes e adultos na Unimed.

Marco Aurélio de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP e atualmente cursa o programa de Mestrado Profissional em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista- UNESP. Atualmente é conselheiro no Conselho Municipal LGBTIQ+ do município de Araraquara - SP. É membro do grupo de pesquisa em Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura. Atua nas áreas de Psicologia Social, Estudos de Gênero, Teoria Queer e Educação Sexual.

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Published

06/01/2020

How to Cite

GONÇALVES, F. M. da S.; REINA, F. T.; SIQUEIRA, R. C. de; CARVALHO, M. A. de. Treatment of mutants as an allegory of the pathologization of subjects of non-intelligible genders: a reading from the x-men hq. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 224–246, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13058. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13058. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos