A gestão da sala de aula de professores de Educação Física na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14327

Palavras-chave:

Gestão escolar sala de aula, Educação física, Educação básica, Processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apontar como se dá a relação existente entre a gestão da sala de aula e o ensino dos conteúdos da Educação Física. A finalidade é, pois, conhecer e compreender melhor um conjunto de comportamentos do professor, habitualmente agrupados sob a designação de Gestão de Sala de Aula, dependentes de um conjunto diverso de crenças e perspectivas teóricas, sobre, entre muitos outros aspectos, o ensino, as funções e tarefas do professor. Assim, é importante entender essa relação existente, para vislumbrarmos como se dá esse processo ensino aprendizagem no que diz respeito à apropriação de conhecimentos específicos desta disciplina escolar por parte dos alunos. Nesta direção, para realizar este artigo, como aporte teórico, utilizamos dentre outros autores: Libâneo (2004), Paro (2007), Dal Prette (2007), Daólio (1994) e Brophy (2011); e para coletar os dados, que a posteriori foram analisados, entrevistamos sete professores do ensino fundamental II de Educação Física, efetivos em escolas da rede pública municipal de uma cidade do interior paulista, e como resultados dessa pesquisa, dentre outros aspectos, destacamos que a gestão da sala de aula do professor de Educação Física, passa pelo seu jeito de falar, andar, vestir-se, gesticular, demonstrar uma tarefa motora, seu comportamento e seu relacionamento com os alunos, além das práticas pedagógicas que realiza na escola, tudo analisado em conjunto com os conteúdos que porventura venham selecionar para ministrar em suas aulas, algo que apareceu de forma reiterada nas falas dos professores e professoras com os quais foi desenvolvida a pesquisa.

Biografia do Autor

Fábio Tadeu Reina, Centro Universitário de Araraquara (UNIARA)

Professor no Departamento de Ciências da Saúde. Doutorado em Educação (UNESP).

Willian Gabriel Felício da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Referências

ARENDS, R. Aprender a ensinar. Lisboa: Mc Graw-Hill, 2005.

BOURDIEU, P. Escritos da Educação. In: NOGUEIRA, A. M.; CATANI, A. (org). Escritos da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação, Secretaria de Educação ao Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROPHY, J. History of Classrroom Management. In: EVERTSON, C. M.; WEINSTEIN, C. S. Handbook of classroom management: research, practice, and contemporary issues. New York/London: Routledge, 2011, 2011. p. 17-46.

DAÓLIO, J. A representação do trabalho do professor de Educação Física na escola: Do corpo matéria-prima ao corpo cidadão. 1994. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 1994.

DEL PRETTE, Z. A. A Psicologia das relações interpessoais: vivencias para o trabalho em grupo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

MONTEIRO, A. M. F. da C. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 121-142, abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a08v2274.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.

PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Editora Ática, 2007.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite a viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VASCONCELLOS, C. dos S. Desafio da qualidade de educação: gestão da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2014.

WALTERS, J.; FREI, S. Gestão do comportamento e da disciplina em sala de aula. São Paulo: Special Book, 2009.

Publicado

14/11/2020

Como Citar

Reina, F. T., & Silva, W. G. F. da. (2020). A gestão da sala de aula de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 24(esp2), 979–994. https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14327

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)