A gestão da sala de aula de professores de Educação Física na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14327Palavras-chave:
Gestão escolar sala de aula, Educação física, Educação básica, Processo ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo apontar como se dá a relação existente entre a gestão da sala de aula e o ensino dos conteúdos da Educação Física. A finalidade é, pois, conhecer e compreender melhor um conjunto de comportamentos do professor, habitualmente agrupados sob a designação de Gestão de Sala de Aula, dependentes de um conjunto diverso de crenças e perspectivas teóricas, sobre, entre muitos outros aspectos, o ensino, as funções e tarefas do professor. Assim, é importante entender essa relação existente, para vislumbrarmos como se dá esse processo ensino aprendizagem no que diz respeito à apropriação de conhecimentos específicos desta disciplina escolar por parte dos alunos. Nesta direção, para realizar este artigo, como aporte teórico, utilizamos dentre outros autores: Libâneo (2004), Paro (2007), Dal Prette (2007), Daólio (1994) e Brophy (2011); e para coletar os dados, que a posteriori foram analisados, entrevistamos sete professores do ensino fundamental II de Educação Física, efetivos em escolas da rede pública municipal de uma cidade do interior paulista, e como resultados dessa pesquisa, dentre outros aspectos, destacamos que a gestão da sala de aula do professor de Educação Física, passa pelo seu jeito de falar, andar, vestir-se, gesticular, demonstrar uma tarefa motora, seu comportamento e seu relacionamento com os alunos, além das práticas pedagógicas que realiza na escola, tudo analisado em conjunto com os conteúdos que porventura venham selecionar para ministrar em suas aulas, algo que apareceu de forma reiterada nas falas dos professores e professoras com os quais foi desenvolvida a pesquisa.Downloads
Referências
ARENDS, R. Aprender a ensinar. Lisboa: Mc Graw-Hill, 2005.
BOURDIEU, P. Escritos da Educação. In: NOGUEIRA, A. M.; CATANI, A. (org). Escritos da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação, Secretaria de Educação ao Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BROPHY, J. History of Classrroom Management. In: EVERTSON, C. M.; WEINSTEIN, C. S. Handbook of classroom management: research, practice, and contemporary issues. New York/London: Routledge, 2011, 2011. p. 17-46.
DAÓLIO, J. A representação do trabalho do professor de Educação Física na escola: Do corpo matéria-prima ao corpo cidadão. 1994. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 1994.
DEL PRETTE, Z. A. A Psicologia das relações interpessoais: vivencias para o trabalho em grupo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
MONTEIRO, A. M. F. da C. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 121-142, abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a08v2274.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Editora Ática, 2007.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite a viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VASCONCELLOS, C. dos S. Desafio da qualidade de educação: gestão da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2014.
WALTERS, J.; FREI, S. Gestão do comportamento e da disciplina em sala de aula. São Paulo: Special Book, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.