O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e as políticas de enfrentamento de evasão em cursos de licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17122

Palavras-chave:

Evasão, Permanência, Formação de professores, Licenciatura, Políticas públicas

Resumo

O trabalho aborda a evasão na licenciatura como um problema público que desafia as políticas públicas e os gestores educacionais para a criação de propostas que possibilitem a permanência e o êxito dos estudantes. Para tanto, analisamos a ocorrência dos fenômenos da evasão e da permanência no contexto dos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O estudo tem caráter qualitativo e optamos neste texto em explorar a discussão e o diálogo com os participantes da pesquisa por meio de entrevistas virtuais. A interpretação dos dados foi realizada a partir da técnica da “análise de conteúdo”. Os dados coletados foram analisados e discutidos a partir de referencial teórico pautado para pensar o Ensino Superior universitário, a docência nesse nível de ensino e a formação de professores, entendendo o professor como um intelectual transformador, crítico e reflexivo e em contribuições sobre as possibilidades para permanência estudantil no Ensino Superior na perspectiva da integração do estudante.

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Biografia do Autor

Caroline Araujo Costa Costa Nardoto, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória – ES – Brasil

Pedagoga, Pró-Reitoria de Ensino. Mestra em Educação.

Kalline Pereira Aroeira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES – Brasil

Professora Associada do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Doutorado em Educação.

Aldieris Braz Amorim Caprini, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória – ES – Brasil

Professor. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades. Doutorado em Educação.

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Publicado

01/09/2022

Como Citar

COSTA NARDOTO, C. A. C.; AROEIRA, K. P.; CAPRINI, A. B. A. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e as políticas de enfrentamento de evasão em cursos de licenciaturas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022108, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17122. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17122. Acesso em: 22 dez. 2024.

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