Management, curricular policy and some lessons of a pandemic Brazil

Reflections from critical-historical pedagogy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17119

Keywords:

Curriculum management, Pandemic, Lessons, Critical-historical pedagogy

Abstract

In this article we have as central objective to discuss, from the Brazilian scenario devastated by the pandemic caused by COVID - 19 some alternatives for the policies of "curricular management" through five lessons elaborated, based on historical-critical pedagogy. Methodologically, we analyzed the five main opinions of the Ministry of Education that guide teaching practices during the outbreak of the disease, then establish the relationships of these prescriptions with some challenges of a Brazil steeped in a negist policy. Preliminary we list the following reflections: there is a contradictory character in the education portfolio of the MEC: sometimes encouraging the irresponsible return to face-to-face activities, sometimes recommending the remote adoption linked to the plasterer, controller and technical character of the BNCC, there is a religious and conservative view that understands, the curriculum as being a cumof minimal content or just a list of skills and competencies to be fulfilled, a resumption of the liberal, technical and traditional vision.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil

Professor do Departamento de Métodos e Técnicas e do Programa de Pós-Graduação, Modalidade Profissional (PPGEMP). Doutorado em Educação.

References

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a Educação a Distância no Brasil. Revista Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2021.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 9/2020, de 08 de junho de 2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 mar. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 11/2020, de 07 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia, 2020. Brasília, DF: MEC, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 mar. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 15/2020, de 06 de outubro de 2020. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF: MEC, 2020d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160391-pcp015-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 mar. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 19/2020, de 08 de dezembro de 2020.Reexame do Parecer CNE/CP nº 15, de 6 de outubro de 2020, que tratou das Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF: MEC, 2020e. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167131-pcp019-20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 ar. 2021.

CALIL, G. G. A negação da pandemia: Reflexões sobre a estratégia bolsonarista. Revista Serviço Social e Sociologia, São Paulo, n. 140, p. 30-47, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/ZPF6DGX5n4xhfJNTypm87qS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

COSME, A.; TRINDADE, R. A gestão curricular como um desafio epistemológico: A diferenciação educativa em debate. Revista Portuguesa Interacções, v. 8, n. 22, 2012. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/64754/2/88122.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

DUARTE, A. M.; CÉSAR, M. R. A. Negação da Política e Negacionismo como Política: Pandemia e democracia. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109146, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DsjZ343HBXtdVySJcgmX3VS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2021

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: Contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

ESQUINSANI, R. S. S. Entre a aparência e a essência: A protocolização dos currículos escolares e o debate pós-pandemia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 8, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6023. Acesso em: 08 ago. 2021

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

FILICE, R. C. G. Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: A cultura na implementação de políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2011.

FREITAS, L. C. A reforma empresária da Educação: Nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

HALLAL, P. C.; HARTWIG, F. P. Estrutura etária e mortalidade por COVID-19. Revista Ciência Saúde Coletiva, v. 25, n. 9, ago./set. 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25n9/3691-3691/. Acesso em: 11 out. 2021.

HALLAL, P. C.; VICTORA, C. G. Evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Rio Grande do Sul, Brasil: Inquéritos sorológicos seriados. Revista Ciência Saúde Coletiva, v. 25, n. 1, p. 2395-2401, jun. 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25suppl1/2395-2401/pt/. Acesso em: 12 mar. 2021.

HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. Europa, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

LEITE, F. R. S.; LEITE, E. S. M. O ensino remoto e educação à distância: Teorias e práticas pedagógicas durante a pandêmica da Covid-19. In: JÚNIOR, F. P. P. (org.). Ensino remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, J. C. A organização e a Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

LIMA, M. C.; AZEVEDO, S. D.; NASCIMENTO, A. L. R. Currículo e práticas docentes durante a pandemia de 2020. Revista Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 1, p. 1–20, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/65753. Acesso em: 05 out. 2021.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2011.

MACIEL SILVA, E. Pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento da natureza humana. Curitiba, PR: Appris, 2019.

MALANCHEN, J. Cultura, Conhecimento e Currículo: Contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

ORSO, P. J. Pedagogia histórico-crítica: Uma teoria pedagógica revolucionária. In: MATOS, N. S. D. M.; SOUSA, J. F. A. S.; SILVA, J. C. (org.). Pedagogia histórico-crítica: Revolução e formação de professores. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2018.

SACRISTÁN, J. O currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: Ensino remoto e exaustão docente. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218250. Acesso em: 18 jun. 2021.

SAVIANI, D. Educação brasileira: Estrutura e sistema. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. História do tempo e o tempo da história: Estudos de historiografia e história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; 2015.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: O problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020.

SILVA, A. A. M. Sobre a possibilidade de interrupção da epidemia pelo coronavírus (COVID-19) com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Revista Brasileira epidemiologia, v. 23, e200021, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/WGwfG8wpznkNNC9w8vWnRnK/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.

SILVA, F. T.; SILVA, A. P. Educação, currículo e teoria crítica em tempos de pandemia: O que pensam docentes e a comunidade escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 3, p. 1604-1628, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15300. Acesso em: 22 set. 2021.

SILVA, F. T. Pátria amada, Brasil: Ufanismo e intromissão burocrática na educação brasileira contemporânea. Revista de Educação ANEC, v. 45, p. 178-194, 2019. Disponível em: https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/193. Acesso em: 11 jun. 2021.

SILVA, F. T. Currículo de transição: Uma saída para a educação pós-pandemia. Revista Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 24, n. 1, p. 70-77, jan./jun. 2020a. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7666. Acesso em: 12 maio 2021.

SILVA, F. T. Homeschooling no Brasil: Reflexões curriculares a partir do Projeto de Lei Nº 2.401/2019. Revista South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v. 7, p. 155-180, 2020b. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/issue/download/187/44. Acesso em: 11 jun. 2021.

SILVA, F. T. O nacional e o comum no ensino médio: Autonomia docente na organização do trabalho pedagógico. Revista Em Aberto, v. 33, n. 107, p. 155-172, 2020c. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4561. Acesso em: 15 jun. 2021.

SILVA, F. T. Contribuições e diálogos com a teoria crítica para o campo curricular no Brasil. In: SILVA, F. T.; CAMINHA, V. M. (org.). Currículo e teoria crítica: Resgatando diálogos. 1. ed. Brasília, DF: Kiron, 2021.

SILVA, F. T.; BORGES, L. F. F. Pesquisa historiográfica aplicada ao campo educacional: Primeiras aproximações para o uso de fontes primárias. In: SILVA, F. T.; VILLAR, J. L.; BORGES, L. F. F. (org.). História e historiografia da educação brasileira: Teorias e metodologias de pesquisa. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.

ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências: Uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020.

Published

01/09/2022

How to Cite

SILVA, F. T. Management, curricular policy and some lessons of a pandemic Brazil: Reflections from critical-historical pedagogy. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022105, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17119. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17119. Acesso em: 21 dec. 2024.