Causas e soluções da desigualdade entre negros e brancos: raça ou classe? Políticas específicas ou políticas universalistas?
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9280Keywords:
Raça, Classe, Políticas Específicas, Políticas Universalistas,Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar os principais argumentos utilizados no debate sobre as causas das desigualdades entre negros e brancos no Brasil enfatizando as análises de classe e as análises de raça e as possíveis soluções para essa desigualdade, políticas universalistas e políticas específicas. Procura-se demonstrar que o antagonismo entre essas análises pode ser superado em favor de uma análise integradora a qual resulta na adoção de políticas públicas que garantam democraticamente igualdade de acesso ao ensino superior considerando as especificidades dos grupos excluídos sem descuidar das necessidades da população em geral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.