Chamada de artigos para o Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional

18/07/2024

RPGE 

Índice h = 21 (2019-2024)

JCR 2023 = 0.2

 

DOSSIÊ - Título: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional

Prazos

  • Previsão de publicação: até agosto 2025.
  • Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
  • Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025. 

 

Organizadores

Dra. Ana Paula Berberian. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7176-7610.

Dra. Maria Alzira Leire.  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2235-4021.

Dr. Carlos Eduardo Borges Dias. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7072-8433.

 

Ementa

O presente dossiê temático tem por objetivo reunir estudos e fomentar discussões conceituais e práticas oriundas de pesquisas contemporâneas que investigam processos envolvendo a família, intrinsecamente, vinculados às questões de linguagem e educação.

Como primeira instância socializadora, a família exerce uma influência crucial na constituição das pessoas e, portanto, nos processos que envolvem a apropriação e o uso das diferentes modalidades de linguagem, e ainda, o ensino-aprendizagem.

Nesse contexto, é imprescindível destacar a relevância de disseminar trabalhos que analisem, de maneira profunda e abrangente, o papel fundamental da família nas práticas linguageiras e educacionais.

Ademais, justifica-se a necessidade de criar um espaço acadêmico dedicado a pesquisas que explorem a diversidade e a complexidade da influência familiar nessas práticas. É essencial que essas pesquisas desvelem modos pelos quais interações e contextos familiares podem impactar no desenvolvimento global das pessoas e, em especial, da linguagem e aprendizagem.    

Assim, espera-se que os estudos produzidos em torno dos aspectos acima referidos possam fornecer subsídios teórico-metodológicos robustos para uma análise crítica e para o enfrentamento de problemáticas relacionadas às temáticas em questão. Esses subsídios deverão contribuir para a elaboração de abordagens clínicas e pedagógicas, assim como para políticas públicas que reconheçam e valorizem a centralidade da família na constituição das pessoas e de seus processos de formação linguística e educacional.

 

Idioma e normas

Os artigos podem ser submetidos em Português e Inglês e, sendo aceitos, serão publicados nos 2 idiomas seguindo a política da Revista online de Política e Gestão Educacional.  Os manuscritos devem seguir as instruções para autores disponíveis no site da Revista.

A taxa de processamento é utilizada para pagamento de todos os profissionais envolvidos na editoração científica, e os serviços inclusos estão disponíveis em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/Gestao - Este dossiê será publicado no formato trilíngue.

 

Prazos

  • Previsão de publicação: até agosto 2025.
  • Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
  • Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025.