Espacio escolar: posibilidades para prácticas de actividades físicas de la comundidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12653

Palabras clave:

Salud escolar, Actividad física, Participación de la comunidad, Educación en salud.

Resumen

La intencionalidad de este estudio es identificar en las escuelas públicas estatales de tiempo completo de la Ciudad de Juazeiro do Norte - CE, los espacios para la práctica de actividades físicas por la comunidad escolar en momentos extra-lectores. Se realizó una investigación cualitativa de análisis de discurso, de campo y experimental, donde se utilizaron entrevistas a fin de seguir un itinerario con cuatro gestores, donde se enfatizó la actividad física en la escuela como posibilidad de cambio de hábitos saludables, así como los recursos disponibles en la escuela para la práctica de la actividad física. Se concluyó que es de primordial importancia el uso de los espacios escolares para la práctica de actividades físicas por la comunidad y que la escuela tiene un poder de cambio de hábitos porque es allí donde se desarrolla todo el intelecto y no disociando cuerpo y mente, podemos también entender que ese espacio puede contribuir con una cultura de salud.

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Biografía del autor/a

Francisco Marcelo Catunda de Oliveira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO)

Mestre em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus, Petrolina - PE. Com especialização em Gestão Educacional Pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), MG, 2015. Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade estadual vale do Acaraú (UVA, 2004). Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Paulo Adriano Schwingel, Universidade de Pernambuco

Mestre e Doutor em Medicina e Saúde (PPgMS) na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade federal da Bahia. Professor Adjunto no Colegiado de Nutrição. Graduado em Educação Física na escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em ciências da Saúde (PPGCS) da UPE Campus Santo Amaro. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS, e participa como especialista convidado no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Desempenho Humano, pesquisando no Laboratório de Pesquisa em Desempenho Humano (LAPEDH).

Pergentina Parente Jardim Catunda, Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestra em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus, Petrolina - PE. Com especialização em Gestão Educacional Pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), MG, 2015. Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade estadual vale do Acaraú (UVA, 2004). Professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

José de Caldas Simões Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Cariri (URCA), Juazeiro do Norte-CE. Com especialização em Prática Docente do Ensino Superior, pela Universidade Integradas de Patos, 2013. Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO, 2012). Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

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Publicado

09/06/2019

Cómo citar

OLIVEIRA, F. M. C. de; SCHWINGEL, P. A.; CATUNDA, P. P. J.; SIMÕES NETO, J. de C. Espacio escolar: posibilidades para prácticas de actividades físicas de la comundidad. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 466–478, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.12653. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12653. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático / Thematic dossier

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