A pedagogia do corpo oprimido como via para alfabetização corporal da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14170

Palavras-chave:

Educação física, Educação infantil, Alfabetização corporal, Pedagogia freiriana.

Resumo

O pensamento pedagógico freiriano tem favorecido significativamente a ampliação de práticas educativas formais e não formais, e contribuído com a ampliação de leituras críticas de mundo no qual os educadores têm buscado em sua base epistemológica amparo para suas inquietudes. Desta forma, partindo das leituras do legado freiriano, o objetivo do presente estudo é de conjecturar possibilidades, e não uma regra a ser seguida, de ancoragem do ensino da Educação Física no contexto da Educação Infantil nos princípios teóricos e metodológicos daquela que aqui chamarei de “Pedagogia do Corpo Oprimido”. Para tanto, apresenta-se e reflete-se sobre os princípios norteadores de tal proposta, a fim de contribuir para o debate no campo da Educação e, especialmente, da Educação Física em torno da importância de compreender a criança como ser existencialmente corporal que, como tal, não aprende e nem se conscientiza apenas com a mente.

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Biografia do Autor

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Professor no Departamento de Método e Técnicas de Ensino (DMTE). Doutorado em Educação Física (USJT).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

CORREIA, M. S. A pedagogia do corpo oprimido como via para alfabetização corporal da criança. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1559–1572, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14170. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14170. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos