Politicas educacionais e relações etmco-raciais: contribuições do parecer c ne/cp 3/2004 para a educação infantil no brasil
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i14.9340Palabras clave:
Parecer CNE CP 003, 2004, Educação das relações étnico-raciais, Políticas públicas, Educação infantil,Resumen
O objetivo deste artigo é ponderar as contribuições do Parecer CXE 003 04 e sua Resolução 001 04. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico-raciais e do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, para a educação infantil e qual impacto desta política pública na prática docente. A metodologia escolhida foi á análise documental das fontes legislativas das quais faço uso. dentre elas a Lei 10.639/2003 (BRASIL. 2004b) e as Diretrizes já mencionadas. Esse artigo aponta como essa legislação exige um olhar atento dos as docentes sobre a heterogeneidade étnico-racial presentes nas creches e pré-escolas. bem como legitima o desenvolvimento de pedagogias da infância que ampliem as percepções de mundo, de sujeito e de realidades socioculturais. construindo uni ambiente em que o outro não seria mais um elemento, mas sim peça fundamental para construção da ação educativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.