INCLUSIÓN EN LA PRÁCTICA: LOS ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

Autores/as

  • Danielle da Silva Pinheiro Wellichan
  • Camila da Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9786

Palabras clave:

Inclusión. Personas con discapacidad. Educación Superior.

Resumen

Incluir que no debería haber sido eliminado, el camino que debe seguir la sociedad, sin embargo, todavía es posible ver cuánto estamos lejos de la igualdad de derechos en diversos segmentos de la humanidad. En la educación, en la educación superior, por ejemplo, aumentar el número de matrículas en las universidades demuestran la cantidad de gente con discapacidades pueden ir muy lejos, desmitificando años de historia de exclusión. Y por ese hecho la inclusión suceda es necesario volver a examinar lo que fue el foco de la educación básica, replantear todo el concepto de accesibilidad, las prácticas y la convivencia, la revisión del área de la educación superior en su conjunto. A través de revisión de la literatura, hemos tratado de construir el marco de este trabajo para proponer nuevas discusiones y se ve sobre la inclusión en las universidades

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMIN, A. R. Evolução histórica do direito da criança e do adolescente. IN: MACIEL, K. R. F. L. A. (Org). Curso de Direito da Criança e do Adolescente: aspectos teóricos e práticos. 3 ed. São Paulo: Lúmen Júris, 2008.

ARAUJO, L. A. D. A proteção constitucional das pessoas de deficiência. Brasília: Corde, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS – ABNT. NBR 9050: 1994. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

AUAD, J. C.; CONCEIÇÃO, M. I. G. Educação Especial Superior: o exemplo da Universidade de Brasília. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.22, n.34, p.213-224, maio/ago, 2009. Disponível em:< <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/274/133>. Acesso em: 20 mar. 2017.

BAÚ, M. A. Avaliação da acessibilidade no ensino Superior: UTFPR – Campus Medianeira. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015. Disponível em:< http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/bau_m_a_me_mar.pdf> Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Escolas particulares devem cumprir obrigações do Estatuto da Pessoa com Deficiência, decide STF. Quinta-feira, 09 de junho de 2016. Disponível em:< http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=318570>. Acesso em: 20 abr. 2017.

BRASIL. Lei n.13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa dom Deficiência). Disponível em: <http://planalto.gov.br/ccivil_03/Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm > Acesso em: 16 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Nota Técnica SEESP/GAB/N.11/2010 de 7 de maio de 2010. Dispõe de Orientações para a institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5294-notatecnica-n112010&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192 > Acesso em: 20 mar. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 2010. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6726-marcos-politicos-legais&Itemid=30192> Acesso em: 20 mar. 2017.

BRASIL. Secretaria de Direitos humanos. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Decreto legislativo n. 186/2008 e n. 6.949/2009. Brasília, 2010. Disponível em: < www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencaopessoascomdeficiencia.pdf> Acesso em: 20 abr. 2017.

BRASIL. Decreto Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004: regulamenta as leis 10.048/00 e 10.098/00. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2005

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ ccivil_ 03/Leis/2002/L10436.htm> Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Decreto Federal n.5.296 de 2/12/2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário oficial da União. Brasília, 3 dez. 2004.

BRASIL. LDB nacional. [Recurso eletrônico]: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11.ed. Brasília: Câmara dos Deputados: edições Câmara, 2015. (Série Legislação, n.159).

CANDIDO, E. A. P.; NASCIMENTO, C.R.S.; MARTINS, M.F.A. Acessibilidade na educação superior também envolve o trabalho pedagógico. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp.2, p.1017-1033, 2016. Disponível em:< http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8940/5883> Acesso em: 29 mar. 2017.

CARVALHO, C. L. C. Pessoas com deficiência no ensino superior: percepções dos alunos. 2015. 91f. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, SP. Disponível em:< http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-04092015-104118/pt-br.php> Acesso em: 15 mar. 2017.

CASTRO, S. F.; ALMEIDA, M. A. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Revista Bras. Ed. Esp., Marília, v.20, n.2, p.179-194, abr.-jun.2014. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382014000200003&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em 15 mar. 2017.

CASTRO, S. F. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em Universidades Públicas Brasileiras. 2011. 278f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

CAVAZZANI, A.L.M. Um estudo sobre a exposição e os expostos da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba. 2005. Dissertação de mestrado em História. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=148125>. Acesso em: 20 jan. 2010.

CONVENÇÃO sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4ª ed., rev. e atual. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2010. 100p. Disponível em: < http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencaopessoascomdeficiencia.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.

DEIMLING, N. M.; MOSCARDINI, S. F. Inclusão escolar: politica, marcos históricos, avanços e desafios. Revista online de Política e Gestão Educacional, n.12, 2012. Disponível em:< http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9325/6177> Acesso em: 25 mar. 2017.

FARIAS, C. C.; CUNHA, R. S.; PINTO, R. B. Estatuto da pessoa com deficiência comentado. 2.ed. rev. ampl. atual. Salvador: Juspodium, 2016.

FREITAS, S. N.; TEIXEIRA, C. T.; RECH, A. J. D. Alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p.2104-2124, 2016. Disponível em:< http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8214/6048>. Acesso em: 06 abr. 2017.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. Deficiência visual. São Paulo [s.d]. Disponível em:<http://fundacaodorina.org.br/deficiencia-visual/ > Acesso em: 17 mar. 2017.

HERMIDA, J. F. O Plano Nacional de Educação (Lei 10.172), de 9 de janeiro de 2001. Educ. rev., Curitiba, n. 27, p. 239-258, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602006000100015> Acesso em: 20 abr. 2017.

KROTON. Núcleo de Educação Inclusiva. Formação em Educação Inclusiva. [Material de curso corporativo].65f. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017.

MAZZUOLI, V. O. Curso de direitos humanos. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2014.

MUTO, J. H. D.; CAMPOS, J. A. P. P.; MELO, E. M. O aluno público alvo da educação especial no ensino médio: as relações entre família e escola. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 1, 2016, p.49-69, 2016. Disponível em:< http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9392/6243>. Acesso em: 20 mar. 2017.

PERTILE, E. B.; ROSSETTO, E. Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n.4, p. 1186- 1198, 2015. Disponível em:<http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6219/5577>. Acesso em: 05 abr. 2017.

PIOVESAN, F. A proteção internacional dos direitos das mulheres, p.297 IN: MAZZUOLI, V. O. Curso de direitos humanos. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2014.

SANTOS, A. R.; TELES, M. M. Declaração de Salamanca e educação inclusiva. In: Simpósio Educação e Comunicação, 3, 2012, [S.L]. Anais ..., 2012. p. 77-87. Disponível em:<http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-077-087.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.

STOLZE, P. Estatuto da Pessoa com Deficiência e sistema de incapacidade civil. Revista Jus Navigandi, Teresina, v.20, n.4411, 30 jul.2015.Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/41381>. Acesso em: 28 abr. 2017

VELLOSA, S. C. L.; MANZOLI, L. As tendências educacionais politizadoras do processo inclusivo: acertos e desacertos. Revista online de Política e Gestão Educacional, n.6, 2009. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9250/6132>. Acesso em: 02 jan. 2017.

Publicado

15/01/2017

Cómo citar

WELLICHAN, D. da S. P.; SOUZA, C. da S. INCLUSIÓN EN LA PRÁCTICA: LOS ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 146–166, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9786. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9786. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos