Políticas de qualificação da educação: a meta 07 do Plano Estadual de Educação de MS em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11168

Palavras-chave:

Política Educacional, Qualidade da Educação, Plano de Educação

Resumo

Objetiva-se aqui analisar a concepção de qualidade presente no Plano Estadual de Educação do estado de Mato Grosso do Sul de 2014, mais precisamente sua meta 07, que tem como tema central a “qualidade da educação”. Para tanto, serão utilizadas a análise bibliográfica da literatura concernente ao assunto e a análise documental, que terá como principal fonte de estudo o PEEMS/2014. Também foram utilizados dados estatísticos para melhor contextualizar o cenário educacional estadual. Conclui-se que o plano estadual de MS faz menção a uma qualidade socialmente referenciada, porém suas estratégias se engendram por perspectivas gerencialistas na medida em que dá grande ênfase às avaliações em larga escala, chegando a tratá-las como fundamental para a garantia de uma educação com qualidade.

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Biografia do Autor

Milene Dias Amorim, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professora dos cursos de Pedagogia, Letras e Geografia do Centro de Ensino de Naviraí/MS (2011 - 2013); Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (2012 - 2013); Supervisora Pedagógica do SENAI, unidade de Naviraí (2013 - 2015); Professora das disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidades de Naviraí e Ivinhema (atualmente). 

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Publicado

02/05/2018

Como Citar

AMORIM, M. D. Políticas de qualificação da educação: a meta 07 do Plano Estadual de Educação de MS em questão. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 482–497, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11168. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11168. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos