O papel da administração do distrito de educação de Kazan na Política Escolar de czarismo em relação a tártaros muçulmanos (segunda metade do XIX - início do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15263Palavras-chave:
Império russo, Distrito Educacional de Kazan, Tártaros muçulmanos, Ministério da Educação Nacional, Escolas públicas, Escolas confessionaisResumo
O artigo é dedicado ao estudo das atividades da administração do distrito escolar de Kazan durante um dos períodos-chave na história do estado russo: o período de sua transformação socioeconômica e política. Reformas liberais de Alexandre I, curso conservador de Alexandre III, acontecimentos revolucionários do início do século 20: todas as peripetias dessas épocas se refletem na política autocrática sobre a escolarização tártaro-muçulmana. Os autores do artigo revelam as circunstâncias históricas relativas ao estabelecimento do distrito educacional de Kazan, demonstram sua estrutura e lugar na hierarquia das estruturas do sistema de ensino público disponível no Império Russo, traçam a evolução de suas funções, metas e objetivos em uma relação próxima com os processos socioeconômicos e políticos do país. O caráter multi-confessional e multiétnico da população do distrito educacional considerado no artigo é sublinhado. Os autores se concentram nas atividades dos tutores do distrito escolar de Kazan, que não só implementaram a política da autocracia em relação à educação escolar dos tártaros-muçulmanos, mas também apresentaram propostas às autoridades superiores para melhorar a política acima mencionada. O lugar e o papel dos inspetores escolares tártaros, bashkir e quirguizes, diretores de escolas públicas e outros funcionários na implementação da política escolar em relação aos povos muçulmanos são analisados minuciosamente. As conclusões dos autores são baseadas em extensas fontes de arquivo.
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