Os congressos dos professores tártaros em 1917-1918

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15265

Palavras-chave:

Professores muçulmanos, Os congressos de professores de tartar, Escola nacional, Educação escolar

Resumo

A urgência desse problema é condicionada por vários fatores. A necessidade de compreender a continuidade histórica e a apresentação abrangente dos esforços do movimento social e político tártaro após a Revolução de fevereiro para modernizar a sociedade muçulmana tradicional. Fraco desenvolvimento do problema do movimento organizado dos professores durante o período entre a revolução democrático-burguesa de fevereiro e os primeiros meses do poder dos bolcheviques em Kazan. A necessidade de se referir às origens e experiência da organização educacional russa para enfocar o papel social dos professores na melhoria da qualidade da educação. O 100º aniversário do TASSR também torna o tópico especialmente relevante. O objetivo deste artigo é uma tentativa de elucidar o papel e a importância dos congressos de professores no destino da educação pública dos tártaros muçulmanos da região do Volga-Ural após a Revolução de fevereiro de 1917. O método principal para o estudo desse problema é uma abordagem sistemática e análise do sistema, que permite considerar os congressos de professores como uma das manifestações do desenvolvimento social da sociedade tártara em eventos regionais e nacionais. O artigo traçou as principais etapas do movimento dos professores tártaros. Concluiu que a modernização sociocultural da escola nacional, a eliminação da discriminação nacional na construção de escolas e a inclusão das escolas tártaras na rede estadual devem ser percebidas como fruto do movimento social e político da parte intelectual avançada do tártaro. sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dina Abdulbarovna Mustafina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Historical and Social Science Education, Higher School of Historical Sciences and World Cultural Heritage, Institute of International Relations. Candidate of History.

Mariam Rifgatevna Iafiasova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Master’s degree Student in History of Art.

Marina Maratovna Imasheva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Historical and Social Science Education, Higher School of Historical Sciences and World Cultural Heritage, Institute of International Relations. Doctor of Historical Sciences.

Lenar Firgatovich Abzalov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Historical and Social Science Education, Higher School of Historical Sciences and World Cultural Heritage, Institute of International Relations. Candidate of History.

Askar Aleksandrovich Gatin, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Historical and Social Science Education, Higher School of Historical Sciences and World Cultural Heritage, Institute of International Relations. Candidate of History.

Referências

AMIRKHANOV, R. U. Tatar’s System of confessional education: formation and forms of function. In: Islam at the Middle Volga region: history and modernity. Essays. Kazan: Master Line, 2001. р. 140-157.

BADCOCK, S. Politics and the people in revolutionary russia. A provincial history. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. 282 p.

BURBANK, J. Intelligentsia and revolution. Russian views of bolshevism, 1917-1922. Oxford: Oxford University Press, 1989. 352 p.

DROZDOVA, I. et al. Features of teacher’s synchretic activity in the conditions of modern higher education. Propósitos y Representaciones, v. 9, n. esp. 3, e1171, 2021.

DULMUKHAMETOVA, G. F. et al. National self-consciousness of students in higher educational studies in the republic of tatarstan by means of humanitarian disciplines. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 1-5, 2019.

KABIROVA, A. S. H.; KABIROV, D. E. Formation of the Soviet education system in Tatarstan (1917-1930). In: History and culture of the peoples of the volga region: regional aspects of research. Kazan: YAZ, 2011. 276 p.

KHABUTDINOV, A. Y. Kazan from february revolution till the creation of the tаtar autonomous republic (1920). Islam in the Modern World, v. 13, n. 3, p. 115-136, 2017.

KURBANOV, T. I. Tatar teachers and tatar students of the volga and ural regions during the bourgeois-democratic revolution in 1905-1907. From the Tatarstan pedagogy history. 1967. 124 p.

MAKHMUTOVA, A. H. Traditional educational institutions and modern education. In: KHAKIMOV, R. S. (Ed.). History of the Tatars since ancient times. Formation of the tatar nation XIX-early XX c. Formation of the Tatar nation. XIX-early XX century. Kazan, 2013. v. 06, p. 791-816.

MOFFAT, I. C. D. The allied intervention in russia, 1918-1920. The diplomacy of chaos. Houndsmills: Palgrave Macmillan, 2015. 317 p.

RALEIGH, D. J. Revolution on the volga. 1917 in Saratov. Ithaca: Cornell University Press, 1986. 376 p.

RUSSIA. 100th anniversary of the tatar ASSR. Kazan: Zaman, 2017. 520 p.

RUSSIA. 3rd all-russian congress of muslim teachers. Kazan: Umid, 1918. 15 p.

RUSSIA. Cultural revolution in Tatarstan (1917-1937). Kazan: Tatar Publishing House, 1986. 304 p.

RUSSIA. Kazan tatar teacher’s school in 1876-1917 years. Kazan: Gasyr, 2005. 256 p.

RUSSIA. Requirements of the all-russian congress of muslim teachers for the upcoming general congress of muslims in moscow. Bureau of the Muslim teaching center in Russia. Kazan: MATBAA Education, 1917. 4 p.

SMITH, S. A. Russia in revolution: an empire in crisis, 1890 to 1928. Oxford: Oxford University Press, 2017. 472 p.

STATE archive of the Republic of Tatarstan, f. R-271, inventory 1, d. 28, p. 129-130.

TUTAEV, M. Z. Development of tatarstan national education (1917-1940). Kazan: Tatknigoizdat, 1975. 204 p.

TUTAEV, M. Z. October and education policy. Essays on the history of education policy in Tatarstan before the October revolution and in the first years of Soviet power. Kazan, 1970. 444 p.

VALIAKHMETOV, A. N. et al. Professional portrait of history teacher in coordinates of modern russian historical education. International Journal of Higher Education, v. 8, n. 7, p. 23-28, 2019.

Publicado

01/05/2021

Como Citar

MUSTAFINA, D. A.; IAFIASOVA, M. R.; IMASHEVA, M. M.; ABZALOV, L. F.; GATIN, A. A. Os congressos dos professores tártaros em 1917-1918. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 787–796, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15265. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15265. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.