Modelo de competência da personalidade do graduado do programa de mestrado na direção 44.04.02 - educação psicológica e pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16177Palavras-chave:
Competência, Segurança psicológica, Psicólogo-professor padrão profissional, Personalidade, Educação, AconselhamentoResumo
O artigo se dedica ao problema atual da formação e do desenvolvimento da personalidade de um aluno de mestrado que estuda na direção 44.04.02 - educação psicológica e pedagógica. Com a introdução de novos padrões na prática educacional, surgiu a necessidade urgente de construir um modelo de pós-graduação, por competências. Os autores colocam particular ênfase na análise metodológica dos fundamentos para o desenvolvimento do profissionalismo, nos padrões de formação das funções laborais do psicólogo-professor. Em sua busca pela verdade, os pesquisadores utilizaram apenas ferramentas teóricas do conhecimento, como o método axiomático, modelagem, análise, síntese, idealização. Os autores prescrevem as características de conteúdo dos componentes do modelo de competência de um graduado de uma universidade pedagógica na direção da formação "Educação psicológica e pedagógica". Este modelo é composto por componentes profissionais, motivacionais, de valor e pessoais.
Downloads
Referências
ABDURASULOVICH, K. J. et al. Opportunities and results to increase the effectiveness of multimedia teaching in higher education. Journal of Critical Reviews, v. 7, n. 14, p. 89-93, 2020.
ALEKSEEVA, O. V. A new aspect of activities in the pedagogical magistracy: we form innovation as an integral feature of the graduate's personality. In the collection: Modern technologies in teaching the Russian language. In: Collection of materials of the international scientific and practical conference, dedicated to the 60th anniversary of the Department of Methods of Teaching the Russian Language. Moscow: Moscow Pedagogical State University, 2020. p. 290-295.
BASHARINA, E. M. Assessment of the competence profile of a university graduate. Collection: Topical issues of the organization of management in the RSChS. In: GORINOV, S.V. (Ed.). Collection of scientific papers. 2019. p. 136-138.
IVANOVA, V. P.; YURCHENKO, M. G. On the question of the expediency of referring to the "competence-based approach" and "competence-based model" of a graduate of a higher school. Bulletin of Science and Practice, v. 6, n. 5, p. 471-478, 2020.
KROPOTOVA, N. A.; LEGKOVA, I. A. Competence card of a graduate. Siberian Fire and Rescue Bulletin, v. 1, n. 16, p. 77-82, 2020.
KRYVYLOVA, O. et al. The aqmeological framework for modern higher education as a step towards sustainable development of society. Linguistics and Culture Review, v. 5, n. S3, p. 55-64, 2021.
POPOVA, N. V. Competence model of the formation of the professional orientation of the teacher's personality: the practice of implementation. Bulletin of the Tula State University. Pedagogy, v. 1, p. 35-45, 2019.
RAMAZAN, B. R. Pedagogical aspects of the formation of a competence model of a university graduate (on the example of a bachelor of liberal arts education). Science, new technologies and innovations of Kyrgyzstan, n. 1, p. 169-172, 2019.
SCHOFER, E.; RAMIREZ, F. O.; MEYER, J. W. The societal consequences of higher education. Sociology of Education, v. 94, n. 1, p. 1-19, 2021.
SHAFOROSTOVA, E. N.; VALOVA, A. A. Formation of a competency model of a graduate, taking into account the employer's requirements. In: Integration of methodological (scientific and methodological) work and the system of professional development. In: ILYASOV, D. F. (Ed.). Materials of the XX International Scientific and Practical Conference. International Academy of Sciences for Teacher Education; State budgetary institution of additional professional education "Chelyabinsk Institute for Retraining and Advanced Training of Educators". 2019. p. 103-106.
SHARIPOV, F. Internationalization of higher education: definition and description. Mental Enlightenment Scientific-Methodological Journal, n. 1, p. 127-138, 2020.
SHEKHMIRZOVA, A. M.; GRIBINA, L. V. Expanding the capabilities of the competence model of a university graduate in the context of the implementation of new generation standards. Proceedings of conferences SIC Sociosphere, n. 30, p. 48-53, 2019.
SHEKHMIRZOVA, A.M. Competence model of a graduate as a target component of the educational program of the university. International Journal of Advanced Studies in Education and Sociology, v. 2, p. 49-59, 2019.
VASINA, O. N. Eco-oriented component of the graduate's competence model (on the example of the training directions "pedagogical education"). Bulletin of the North Caucasian Federal University, v. 5, n. 74, p. 146-153, 2019.
YADGAROVNA, M. F.; HUSENOVICH, R. T. Advantages and disadvantages of the method of working in small groups in teaching higher mathematics. Academy, n. 4-55, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.