O papel do confucianismo na educação da dinastia Nguyen no Vietnã na primeira metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16503Palavras-chave:
Confucionismo, Educação moral, Educação acadêmica, Dinastia Nguyen, SociedadeResumo
A educação na dinastia Nguyen é uma expressão da função cultural geral da doutrina confucionista. O clássico dos três caracteres diz: "Jade que não foi polida não pode ser usada. A pessoa que não estudou não pode conhecer a justiça". Confúcio foi o primeiro educador particular na China antiga a abrir uma escola com o espírito de "ensinar incansavelmente", a fim de formar pessoas instruídas e pioneiras para estabelecer a ordem social e construir o modelo social ideal. Como resultado, o sistema educacional tem melhorado cada vez mais e os exames acadêmicos bastante rígidos têm selecionado com sucesso muitos talentos dignos de serem "a vitalidade da nação". Este artigo se concentra na discussão do papel do confucionismo na educação moral e na educação acadêmica, que tem significado teórico e prático no contexto atual e, portanto, precisa ser esclarecido nas novas condições históricas.
Downloads
Referências
CUONG, N. T. The development of academic education and examination in feudal. Hanoi: Education Publishing House, 1991.
DOAN, P. D. Some issues of Vietnamese Confucianism. Hanoi: National Politics – Truth Publishing House, 1998.
GIAU, T. V. Philosophy and Ideology. Ho Chi Minh City Publishing House, 1998.
INSTITUTE OF PHILOSOPHY. Vietnamese Thoughts in the 19th century. Extractions (internally circulated). 1972.
LAN, L. T. Nguyen Du's conception of life and human's fate. Journal of Philosophy, v. 9, 2007.
LE, P. H. A partial approach to Vietnamese history and culture. World Publishing House, 2012.
LIEN, N. S. Complete Annals of Dai Viet. Hanoi: Social Sciences Publishing House, 2001. v. 2.
MEMORANDUM OF SCIENTIFIC CONFERENCE. Vietnamese culture in the Nguyen dynasty. Hue: Hue University, 2000.
NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Institute of History, 1962. v. 4.
NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Hanoi: History Publishing House, 1963. v. 3.
NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Hanoi: Science Publishing House, 1964. v. 8.
NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Hanoi: Institute of History, Education Publishing House, 2007. v. 2.
NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Principal Policies of Minh Menh Reign. Hue: Thuan Hoa Publishing House, 2010.
QUYNH, T. H. General Outline of Vietnamese History. Hanoi: Education Publishing House, 1998. v. 1.
TINH, N. V. Confucian Education and Examination. Hanoi: Education Publishing House, 1997.
TUONG, N. M. Cao ba quat: the well-known scholar of thang long. Hanoi: People's Army Publishing House, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.