Plano de ação em gestão pedagógica para desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18667Palavras-chave:
Migração, Gestão pedagógica, Interculturalidade, Práticas docentes, Necessidade educacionalResumo
A alta taxa de matrícula de estudantes migrantes no Liceu Reino da Dinamarca motivou a realização de uma pesquisa de natureza mista e metodologia de estudo de caso. Na fase diagnóstica, foi aplicado um questionário à comunidade da educação básica para compreender como são desenvolvidas as práticas docentes relacionadas a interculturalidade e suas percepções sobre o assunto. Após a análise dos resultados, deu-se início à segunda fase da pesquisa, na qual um Plano de Ação foi implementado na gestão pedagógica visando desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes, a fim de atender à necessidade educacional apresentada. Isso se deu através de ações como acompanhamento aos professores, capacitação de todo o pessoal abordando temas como interculturalidade e propostas metodológicas interculturais para salas de aula. Em conclusão, os líderes educacionais são responsáveis por garantir o acesso, a permanência e a trajetória educacional de todos os estudantes, visando o desenvolvimento de uma abordagem intercultural.
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