Plano de ação em gestão pedagógica para desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18667

Palavras-chave:

Migração, Gestão pedagógica, Interculturalidade, Práticas docentes, Necessidade educacional

Resumo

A alta taxa de matrícula de estudantes migrantes no Liceu Reino da Dinamarca motivou a realização de uma pesquisa de natureza mista e metodologia de estudo de caso. Na fase diagnóstica, foi aplicado um questionário à comunidade da educação básica para compreender como são desenvolvidas as práticas docentes relacionadas a interculturalidade e suas percepções sobre o assunto. Após a análise dos resultados, deu-se início à segunda fase da pesquisa, na qual um Plano de Ação foi implementado na gestão pedagógica visando desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes, a fim de atender à necessidade educacional apresentada. Isso se deu através de ações como acompanhamento aos professores, capacitação de todo o pessoal abordando temas como interculturalidade e propostas metodológicas interculturais para salas de aula. Em conclusão, os líderes educacionais são responsáveis por garantir o acesso, a permanência e a trajetória educacional de todos os estudantes, visando o desenvolvimento de uma abordagem intercultural.

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Biografia do Autor

Macarena Barragán, Liceo Reino de Dinamarca

Professora de Educação Especial. Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Projetos Pedagógicos.

Maricela Salazar, Escuela Pucará de Lasana

Professora de Educação Especial. Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Projetos Pedagógicos.

Juan Pablo Catalán, Universidad Andrés Bello

Doutor em Educação.

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Publicado

09/11/2023

Como Citar

BARRAGÁN, M.; SALAZAR, M.; CATALÁN, J. P. Plano de ação em gestão pedagógica para desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023062, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18667. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18667. Acesso em: 22 dez. 2024.