Análise dos fatores determinantes da evasão no ensino superior brasileiro e propostas de mitigação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20180Palavras-chave:
Evasão no ensino superior, Estratégias de retenção estudantil, Desafios educacionais pós-pandemiaResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar as causas da evasão no ensino superior e as sugestões de enfrentamento disponíveis na literatura pós-pandemia. A revisão narrativa foi realizada com uma pesquisa na base SciELO, utilizando o termo de busca “Evasão” AND “Ensino superior” e filtrando o período de 2021 a 2023. Dos 31 artigos identificados, 27 estudos realizados no Brasil foram incluídos na análise. Os principais resultados do estudo revelam que desafios socioeconômicos, dificuldades acadêmicas, questões pessoais e de saúde, e suporte institucional inadequado são fatores significativos que contribuem para as taxas de evasão no ensino superior no Brasil. A análise destaca a necessidade de estratégias abrangentes, incluindo apoio financeiro, acadêmico e emocional, para mitigar os impactos da pandemia e melhorar a retenção dos estudantes. Conclui-se que a implementação de políticas abrangentes de apoio financeiro, acadêmico e emocional é necessária para reduzir a evasão no ensino superior brasileiro, especialmente no contexto pós-pandemia.
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