Integração das TICS na formação inicial de professores

percepções dos futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20549

Palavras-chave:

Competências digitais, DigCompEdu, Formação inicial de professores, Tecnologias da informação e comunicação, TIC

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na formação inicial de professores no Brasil. O objetivo foi analisar, a partir da percepção dos estudantes, se as TIC estão integradas ao currículo, à infraestrutura física e digital das instituições e se os cursos consideram o referencial europeu de competências digitais para educadores (DigCompEdu). A metodologia consistiu na aplicação de um questionário on-line a 182 estudantes dos últimos anos de cursos de mestrado em ensino. Os dados foram analisados por meio de uma abordagem quantitativa com delineamento descritivo transversal. Os resultados indicam que os futuros professores avaliam positivamente os conhecimentos adquiridos em TIC e demonstram confiança em sua aplicação na futura prática profissional. Em relação ao DigCompEdu, os participantes reconhecem sua presença nos currículos dos cursos que frequentam. Conclui-se que, apesar de algumas fragilidades, a formação inicial docente contribui para o desenvolvimento das competências digitais propostas pelo DigCompEdu.

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Biografia do Autor

Neuza Pedro , Universidade de Lisboa

Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Instituto de Educação (IE), Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal. Professora Auxiliar com Agregação e Investigadora na área de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia.

Cristiano Rogério Vieira, Universidade de Lisboa

Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). Doutor em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atua como gestor de projetos europeus na área de formações e qualificações.

Cassio Santos, Universidade de Lisboa

Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Instituto de Educação (IE), Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal. Professor Auxiliar Convidado e Investigador na área de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia.

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Publicado

28/08/2025

Como Citar

Pedro , N., Vieira, C. R., & Santos, C. (2025). Integração das TICS na formação inicial de professores: percepções dos futuros professores. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025043. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20549