O conceito de autonomia universitária presente nas discussões do Grupo Executivo para a Reformulação do Ensino Superior (GERES)

Autores

  • Cristiano Gustavo Biazzo Simon Doutor em História pela USP. Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
  • Marcos Jorge Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – campus de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i13.9334

Resumo

O período denominado “transição brasileira”, em que o país, vindo de um regime ditatorial, caminha para uma “abertura política”, foi rico em movimentos sociais – tais como o movimento “diretas-já”, o movimento pela anistia e o movimento pela convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte. A par desses movimentos, também aconteceu, no que se costuma denominar “comunidade universitária”, uma série e de articulações, discussões e ações. O artigo tem seu recorte temático centrado na universidade brasileira, é oportuno frisar, que tal tema relaciona-se, também, com um contexto mais amplo. Assim, em fins da década de 1980, tornou-se evidente que o projeto, conhecido como “neoliberalismo”, passou a imperar no denominado mundo ocidental. Fazemos essas observações, porque, como tentaremos mostrar, a discussão “autonomia / avaliação” escapou, muitas vezes, do âmbito dos assuntos internos da universidade, tomando como foco parâmetros relativos à economia de livre mercado e à lógica da relação custo-benefício, pilares do modelo neoliberal de capitalismo em sua versão do final
do século XX.

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Publicado

02/07/2012

Como Citar

SIMON, C. G. B.; JORGE, M. O conceito de autonomia universitária presente nas discussões do Grupo Executivo para a Reformulação do Ensino Superior (GERES). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 13, p. 120–129, 2012. DOI: 10.22633/rpge.v0i13.9334. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9334. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos