A trajetória política e histórico-normativa do ensino técnico da área de agropecuária no estado de São Paulo: a história política de transição por decretos (de 1882 a 2001)

Autores

  • Marta Leandro da Silva
  • Waldemar Marques

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9362

Palavras-chave:

trajetória político-normativa. ensino técnico agrícola, Estado de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória histórica do ensino técnico agrícola no Estado de São Paulo, de 1882 a 2001, com destaque para os aspectos normativos e políticos de transição de órgãos gestores e ruptura na construção e consolidação de um projeto pedagógico-curricular desta área do ensino técnico e de políticas institucionais dessas escolas técnicas. Focaliza, assim, as importantes mudanças de caráter político-normativas e pedagógico-organizacionais que delinearam a construção da sua especificidade.Isto porque é necessário conhecer a história do ensino técnico ‘agrícola’ (área agropecuária) a fim de subsidiar a análise de sua configuração atual e divisar novas perspectivas para sua gestão.O ensino agrícola paulista foi alvo de constantes indefinições políticas quanto aos seus princípios e fins.As várias transferências e realocações a que foi submetido passando por diferentes Secretarias Estaduais, revelam os entraves políticos quanto à sua gestão e a dificuldade de situá-lo em um locus apropriado e condizente aos seus fins.

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Publicado

03/02/2017

Como Citar

SILVA, M. L. da; MARQUES, W. A trajetória política e histórico-normativa do ensino técnico da área de agropecuária no estado de São Paulo: a história política de transição por decretos (de 1882 a 2001). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 16, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i16.9362. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9362. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos