Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino a Distância para a capacitação de servidores públicos
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14242Mots-clés :
Educação a distância, Instituição pública federal, Qualificação profissionalRésumé
Neste artigo teve-se como objetivo investigar se os cursos de qualificação disponibilizados pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército – DECEx – aos servidores do Exército Brasileiro (EB) por meio da modalidade em Educação a Distância (EaD) agregam benefícios pessoais e profissionais aos cursistas. Para tanto, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa para subsidiar a pesquisa bibliográfica e em campo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com perguntas do tipo abertas. Foi possível constatar que os participantes da pesquisa obtiveram benefícios significativos para a qualificação por meio da ampliação do acesso a essas oportunidades de qualificação profissional. Por outro lado, evidenciou-se, também, dificuldades para o alcance das competências necessárias para a utilização de tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas efetivamente a serviço da capacitação dos servidores e, consequentemente, na melhoria do serviço público para a sociedade.
Téléchargements
Références
AIRES, R. F. F. et al. Escolas de governo: o panorama brasileiro. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 48, v. 4, p. 1007-1027, jul./ago. 2014.
ALBUQUERQUE, A. C. C. “Atenção, sentido!”: a Educação a Distância está presente na caserna. 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
ARAUJO, E. M. et al. A gestão da inovação na educação a distância. Gestão e produção, São Carlos, v. 20, n. 3, p. 639-651, 2013.
BRASIL. Decreto n. 3.182, de 23 de setembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 9.786, de 8 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro. Brasília, 24 out 1999. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3182.htm. Access: 10 sep. 2020.
BRASIL. Decreto n. 5.484, de 30 de junho de 2005. Aprova a Política de Defesa Nacional, e dá outras providências. Brasília, 1 jul. 2005. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5484.htm. Access: 10 sep. 2020.
BRASIL. Decreto n. 6.703, de 18 de dezembro de 2008. Aprova a Estratégia Nacional de Defesa, e dá outras providências. Brasília, 19 dez. 2008. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6703.htm. Access: 10 sep. 2020.
BRASIL. Portaria n. 308-EME/2015. Aprova a Diretriz para a Implantação do Centro de Educação a Distância do Exército (EB20D-01.025). Boletim do Exército nº 48/2015. Brasília-DF, 27 nov. 2015.
BRASIL. Portaria n. 236-DECEx, de 31/2018. Aprova as Instruções Reguladoras do Sistema de educação Superior Militar do Exército: Organização e Execução (EB60-IR-57.002). Boletim do Exército nº 47/2018. Brasília-DF, 23 nov. 2018.
GADELHA, R. M. A. F. Educação no Brasil: desafios e crise constitucional. Revista Pesquisa e Debate, São Paulo. v. 28, n. 1 (51), jul. 2017.
MOURÃO, L. Oportunidades de Qualificação Profissional no Brasil: Reflexões a partir de um Panorama Quantitativo. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n 1, p. 136-153, 2009.
PERRENOUD, P. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
RANZINI, M. S.; BRYAN, N. A. P. Capacitação e formação para o setor público e os modelos de escola de governo no Brasil. Revista do Serviço Público, Brasília, n. 68, v. 2, p. 417-438, abr./jun. 2017.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOUZA, F. S.; ROCHA, M. L. P. C. Academia Real Militar: primeiros Livros utilizados para o Ensino de Matemática Superior no Brasil. REMATEC, n. 26, p. 144-161, set./dez. 2017.
VERGARA, S. C. Estreitando relacionamentos na educação a distância. Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro, v. 5, p. 01-08, jan. 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.