García Lorca: o texto poético e o ensino de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i2.13013

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Literatura, Ensino de língua estrangeira.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta principal discutir as várias formas de utilização da poesia no âmbito das práticas de ensino de língua estrangeira. Para tanto, se apresentará uma atividade que tem como centro a obra e a biografia do poeta Federico García Lorca, direcionada para uma turma de ELE (Espanhol como Língua Estrangeira) de alunos brasileiros. A partir da ideia de que a figura mítica do poeta granadino atrai a atenção do aluno e instaura o processo natural de interesse pela língua e pela cultura espanhola, podem ser desenvolvidas algumas sequências de atividades de aprendizagem significativa. Assim, o aluno pode construir seu próprio caminho de aprendizagem, pois ao mesmo tempo que, através das atividades pedagógicas, lê, observa e analisa o texto (língua) e o contexto (cultura) dos poemas, tem que – de acordo com a intenção de cada atividade – posicionar-se crítica e ideologicamente frente à aquisição de uma segunda língua.

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Biografia do Autor

Alexandre Silveira Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor do Departamento de Letras Modernas. Doutorado em Estudos Literários (UNESP).

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Publicado

26/08/2020

Como Citar

CAMPOS, A. S. García Lorca: o texto poético e o ensino de línguas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 238–248, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i2.13013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13013. Acesso em: 19 abr. 2024.

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