Da formação continuada ao bem-estar docente

Características sócio-ocupacionais e prevenção de sintomas osteomusculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14279

Palavras-chave:

Formação docente, Saúde docente, Distúrbios osteomusculares, Escolas criativas

Resumo

Os distúrbios osteomusculares são destaque entre os problemas que mais afetam a saúde docente. Este estudo objetiva avaliar a associação entre características sócio-ocupacionais e sintomas osteomusculares em docentes da Educação Básica que frequentam o Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, visando o delineamento de estratégias que colaborem com seu bem-estar. Participaram da pesquisa 48 docentes atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de instituições vinculadas às Redes Municipais de Ensino de São Ludgero e Paulo Lopes, Santa Catarina, Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: o Questionário Socioeconômico e Ocupacional (BJORNER; OLSEN, 2010) e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (BARROS; ALEXANDRE, 2003). O estudo constatou que diferentes características sócio-ocupacionais apresentadas pelos participantes se associam a sintomas osteomusculares específicos; isso pode auxiliar na definição de estratégias de prevenção para reduzir ainda mais a prevalência dos sintomas osteomusculares em docentes que frequentam o programa de formação proposto nesta pesquisa.

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Biografia do Autor

Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e do Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade. Doutorado em Ciências Biomédicas (IUNIR - UFSC).

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Coordenadora e Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica. Coordenadora com Saturnino de la Torre da Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC). Doutorado em Psicologia (UFSC).

Verónica Violant Holz, Universidade de Barcelona (UB), Barcelona – Catalunha – Espanha

Professora Titular da Faculdade de Educação. Diretora do Observatório Internacional em Pedagogia Hospitalar.

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

ROCHA, R. E. R. da; ZWIEREWICZ, M.; VIOLANT HOLZ, V. Da formação continuada ao bem-estar docente: Características sócio-ocupacionais e prevenção de sintomas osteomusculares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0428–0446, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14279. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14279. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos