Proposta para construção de objeto de aprendizagem como apoio ao ensino de arte

Autores

  • Marcos Américo FAAC / UNESP
  • Maria da Graça Mello Magnoni Departamento de Educação FAAC/UNESP
  • Fernando Chade De Grande FAAC / UNESP
  • Elizabeth Rossi De Grande FAAC / UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10167

Palavras-chave:

Objeto de aprendizagem. Abordagem triangular. Arte.

Resumo

A abrangência da arte como linguagem instituída é capaz de servir aos mais diversos contextos, nos traz subsídios para a compreende-la como área de conhecimento, com códigos e saberes próprios que, ao estar inserida nos currículos escolares demanda que seja atualizada ao ambiente contemporâneo de educação, integrando-se aos suportes digitais como possíveis recursos de expressão e comunicação, redesenhando o ensino de arte de forma contemporânea a partir do uso da tecnologia em sala de aula. A pesquisa propõe a construção de um Objeto de Aprendizagem conceituado como qualquer recurso que possa ser utilizado como apoio no processo educacional e que oferece o suporte digital necessário para o desenvolvimento da sequência proposta na busca de uma aprendizagem multidisciplinar e atual para o Ensino Fundamental em Arte.

Biografia do Autor

Marcos Américo, FAAC / UNESP

Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (Mestrado Profissional) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós- Doutorado realizado na Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) com o tema: TV Digital, T-Learning e Edutretenimento: Uma Avaliação dos Caso Argentino"; Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010); Mestrado em Comunicação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo (RTV) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1985). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É lider do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol e pesquisador do LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã. 

Maria da Graça Mello Magnoni, Departamento de Educação FAAC/UNESP

Graduada em Geografia, com bacharelado e mestrado desenvolvidos na área de Planejamento Urbano e Regional e Assentamentos Humanos, doutora em Educação (FFC-Unesp Marília, 2000), docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, participa do Grupo de Pesquisa LECOTEC (Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação)

Fernando Chade De Grande, FAAC / UNESP

Doutorando em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, Mestre em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. Graduação de Bacharelado em Desenho Industrial (Programação Visual) pela Unesp (1997). Pesquisador vinculado ao GENEM - Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios da FAAC - Unesp/Bauru.

Elizabeth Rossi De Grande, FAAC / UNESP

Mestranda em Mídia e Tecnologia pela Unesp (2016). Possui especialização em nível de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela UNICID (2012), Graduada em Desenho Industrial pela Unesp (2006) e em Educação Artística - Habil. em Artes Plásticas pela pela Unesp (1998). É membro do grupo de pesquisa Lecotec.

Referências

AMÉRICO, M. TV Digital: propostas para desenvolvimento de conteúdos em animação para o ensino de ciências. 2010. 213 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.

AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetos de Aprendizagem: Diálogos entre Conceitos e uma Nova Proposição Aplicada à Educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, p. 128–148, 2010.

BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2007. 208 p.

BERTOLETTI, A. Tecnologia digital no ensino da arte: perspectivas e desafios. In: Encontro do NatFap: Núcleo de Arte e Tecnologia da Faculdade de Artes do Paraná, 1., 2011, Curitiba. Anais: Artigo. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2011. p. 14-23. Disponível em: http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Comunicacao_2012/Pesquisa_e_PosGraduacao/Anais_ConexaoI/AndreaBertoletti_Tecnologia_Digital_no_Ensino_da_Arte_Perspectivas_e_Desafios.pdf. Acesso em 25 jul. 2017.

CAMPOS, C. Processos artístico-criativos na evolução tecnológica: música/poesia e outras artes. In: BARBOSA, A. M. T. B.; AMARAL, L. (Org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac, 2008.

DA SILVA, J. M. C.; BAVARESCO, N.; SILVEIRA, R. A. Projeto e desenvolvimento de um sistema multi-agentes para objetos inteligentes de aprendizagem baseado no padrão scorm. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 16, n. 01, p. 19-27, 2008.

FERRAZ, M. H. C. de T.; FUSARI, M. F. de R. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993.

GUTIERREZ, S. S. Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line. Educational content syndication and online learning. Renote: Revista novas tecnologias na educação. Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2004.

IEEE Learning Technology Standards Committee (LTSC). Draft Standard for Learning Object Metadata (IEEE 1484.12.1-2002). Julho de 2002.

MARTINS, M. C. Teoria e prática do ensino da Arte. 1.ed. São Paulo: FTD, 2009.

GUTIERREZ, S. S. Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line. Educational content syndication and online learning. Renote: Revista novas tecnologias na educação. Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2004.

NUNES, C. A. A. Objetos de Aprendizagem em Ação. Cadernos de Pesquisa Reflexões, São Paulo, v.1, n.6, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.6, 1997.

PIMENTEL, L. G. Fruir, contextualizar e experimentar como possível estratégia básica para investigação e possibilidade de diversidade no ensino de arte: o contemporâneo de vinte anos. In: BARBOSA, A. M. T. B.; DA CUNHA, F. P. (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, p. 211 228, 2010.

PIMENTEL, L. G. Tecnologias contemporâneas e o ensino da arte. In: BARBOSA, A. M. T. B. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, p. 113-122, 2002.

PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino das artes. In: BARBOSA, A. M. T. B. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, p. 71-81, 2002.

PORTELLA, Adriana. Aprendizagem da arte e o museu virtual do projeto Portinari. In.: BARBOSA, A. M. T. B. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, p.123-138, 2002.

RIZZI, M. C. de S. Caminhos metodológicos. In: BARBOSA, A. M. T. B. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, p. 63-70, 2002.

SILVA, A. L; GRUPIONI D. B. (Orgs.). A temática indígena na escola. 1.ed. Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

TAROUCO, L. M. R; FABRE, M. C. JM; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. Renote: Revista novas tecnologias na educação. Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, p 1-11, fev. 2003.

VIEIRA, C. E. M; NICOLEIT, E. R. Desenvolvimento de objeto de aprendizagem, baseado em especificações de normatização SCORM, para o caso de suporte à aprendizagem de funções. Renote: Revista novas tecnologias na educação. Rio Grande do Sul, v. 5, n. 1, p 1-10, 2007.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version. Disponível em: <http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc>. Acesso em 12 de junho de 2009.

Downloads

Publicado

15/10/2017

Como Citar

Américo, M., Magnoni, M. da G. M., De Grande, F. C., & De Grande, E. R. (2017). Proposta para construção de objeto de aprendizagem como apoio ao ensino de arte. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 12(4), 2273–2291. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10167

Edição

Seção

Artigos