Proposta para construção de objeto de aprendizagem como apoio ao ensino de arte

Autores

  • Marcos Américo FAAC / UNESP
  • Maria da Graça Mello Magnoni Departamento de Educação FAAC/UNESP
  • Fernando Chade De Grande FAAC / UNESP
  • Elizabeth Rossi De Grande FAAC / UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10167

Palavras-chave:

Objeto de aprendizagem. Abordagem triangular. Arte.

Resumo

A abrangência da arte como linguagem instituída é capaz de servir aos mais diversos contextos, nos traz subsídios para a compreende-la como área de conhecimento, com códigos e saberes próprios que, ao estar inserida nos currículos escolares demanda que seja atualizada ao ambiente contemporâneo de educação, integrando-se aos suportes digitais como possíveis recursos de expressão e comunicação, redesenhando o ensino de arte de forma contemporânea a partir do uso da tecnologia em sala de aula. A pesquisa propõe a construção de um Objeto de Aprendizagem conceituado como qualquer recurso que possa ser utilizado como apoio no processo educacional e que oferece o suporte digital necessário para o desenvolvimento da sequência proposta na busca de uma aprendizagem multidisciplinar e atual para o Ensino Fundamental em Arte.

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Biografia do Autor

Marcos Américo, FAAC / UNESP

Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (Mestrado Profissional) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós- Doutorado realizado na Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) com o tema: TV Digital, T-Learning e Edutretenimento: Uma Avaliação dos Caso Argentino"; Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010); Mestrado em Comunicação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo (RTV) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1985). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É lider do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol e pesquisador do LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã. 

Maria da Graça Mello Magnoni, Departamento de Educação FAAC/UNESP

Graduada em Geografia, com bacharelado e mestrado desenvolvidos na área de Planejamento Urbano e Regional e Assentamentos Humanos, doutora em Educação (FFC-Unesp Marília, 2000), docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, participa do Grupo de Pesquisa LECOTEC (Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação)

Fernando Chade De Grande, FAAC / UNESP

Doutorando em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, Mestre em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. Graduação de Bacharelado em Desenho Industrial (Programação Visual) pela Unesp (1997). Pesquisador vinculado ao GENEM - Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios da FAAC - Unesp/Bauru.

Elizabeth Rossi De Grande, FAAC / UNESP

Mestranda em Mídia e Tecnologia pela Unesp (2016). Possui especialização em nível de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela UNICID (2012), Graduada em Desenho Industrial pela Unesp (2006) e em Educação Artística - Habil. em Artes Plásticas pela pela Unesp (1998). É membro do grupo de pesquisa Lecotec.

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

AMÉRICO, M.; MAGNONI, M. da G. M.; DE GRANDE, F. C.; DE GRANDE, E. R. Proposta para construção de objeto de aprendizagem como apoio ao ensino de arte. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2273–2291, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10167. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10167. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos