Jardim de infância para a vida toda

Uma prática pedagógica baseada na aprendizagem criativa para a formação de leitores literários na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16041

Palavras-chave:

Aprendizagem, Criatividade, Formação de leitores literários

Resumo

Tendo em vista os novos desafios que se impõem para ensinar no século XXI, o objetivo deste trabalho é apresentar uma prática pedagógica que prioriza a criatividade e o protagonismo estudantil, por meio de atividades de leitura literária. Os trabalhos estão centrados na leitura do livro intitulado A mala de Hana: uma história real. A prática pedagógica desenvolvida partiu de uma pesquisa exploratória, realizando-se revisão bibliográfica, com o levantamento de publicações científicas e de boas práticas no que diz respeito a estratégias de formação de leitor. Discute-se ao longo do trabalho a importância da promoção de estratégias criativas para uma educação inovadora, a fim de que os estudantes realizem atividades de leitura literária significativas, no espaço da sala de aula, de forma a se tornarem cidadãos críticos, criativos e participativos. Concluiu-se que a abordagem pedagógica permitiu boas práticas de fomento à leitura literária junto aos estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

Luciene Pereira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília – DF – Brasil

Professora da Educação Básica. Doutora em Estudos Literários: Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UFMG).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

PEREIRA, L. Jardim de infância para a vida toda: Uma prática pedagógica baseada na aprendizagem criativa para a formação de leitores literários na educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 3097–3116, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16041. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16041. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência