Jardim de infância para a vida toda
Uma prática pedagógica baseada na aprendizagem criativa para a formação de leitores literários na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16041Palavras-chave:
Aprendizagem, Criatividade, Formação de leitores literáriosResumo
Tendo em vista os novos desafios que se impõem para ensinar no século XXI, o objetivo deste trabalho é apresentar uma prática pedagógica que prioriza a criatividade e o protagonismo estudantil, por meio de atividades de leitura literária. Os trabalhos estão centrados na leitura do livro intitulado A mala de Hana: uma história real. A prática pedagógica desenvolvida partiu de uma pesquisa exploratória, realizando-se revisão bibliográfica, com o levantamento de publicações científicas e de boas práticas no que diz respeito a estratégias de formação de leitor. Discute-se ao longo do trabalho a importância da promoção de estratégias criativas para uma educação inovadora, a fim de que os estudantes realizem atividades de leitura literária significativas, no espaço da sala de aula, de forma a se tornarem cidadãos críticos, criativos e participativos. Concluiu-se que a abordagem pedagógica permitiu boas práticas de fomento à leitura literária junto aos estudantes da educação básica.
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