Jardim de infância para a vida toda
Uma prática pedagógica baseada na aprendizagem criativa para a formação de leitores literários na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16041Palavras-chave:
Aprendizagem, Criatividade, Formação de leitores literáriosResumo
Tendo em vista os novos desafios que se impõem para ensinar no século XXI, o objetivo deste trabalho é apresentar uma prática pedagógica que prioriza a criatividade e o protagonismo estudantil, por meio de atividades de leitura literária. Os trabalhos estão centrados na leitura do livro intitulado A mala de Hana: uma história real. A prática pedagógica desenvolvida partiu de uma pesquisa exploratória, realizando-se revisão bibliográfica, com o levantamento de publicações científicas e de boas práticas no que diz respeito a estratégias de formação de leitor. Discute-se ao longo do trabalho a importância da promoção de estratégias criativas para uma educação inovadora, a fim de que os estudantes realizem atividades de leitura literária significativas, no espaço da sala de aula, de forma a se tornarem cidadãos críticos, criativos e participativos. Concluiu-se que a abordagem pedagógica permitiu boas práticas de fomento à leitura literária junto aos estudantes da educação básica.
Downloads
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
SEEDF. Secretaria de Educação do Distrito Federal. Currículo em movimento da educação básica: Pressupostos teóricos. Brasília, DF: SEEDF, 2013.
CENPEC. Se bem me lembro...: Caderno do professor: Orientações para produção de textos. São Paulo: Cenpec, 2019.
FABER-CASTELL. Aprendizagem criativa e as competências da BNCC. 2019. Disponível em: https://www.educacao.faber-castell.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Cartaz-Aprendizagem-Criativa.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. 52. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. Ed. São Paulo: Autores Associados, 2012.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2. ed. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LEVINE, K. A mala de Hana: Uma história real. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: Por uma Aprendizagem Criativa, mão na massa e relevante para todos. 1. ed. Rio Grande do Sul: Penso, 2020.
ROSENBLATT, L. La literatura como exploración. Tradução: Victoria Schussheim. Cidade do México: FCE, 2002.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 44. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WORLD ECONOMICS FORUM. Global Challenge Insight Report. The future of jobs employment: Skill and workforce strategy for the fourth industrial revolution, 2016.
WORLD ECONOMICS FORUM. Global Challenge Insight Report. The future of jobs employment: Skill and workforce strategy for the fourth industrial revolution. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciene Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.