Caracterização da produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10276

Palavras-chave:

Ensino Médio, Produção acadêmico-científica, Periódicos Nacionais.

Resumo

O trabalho tem por objetivo caracterizar a produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto Ensino Médio (EM). Primeiramente, escolhemos como Base de Dados o Portal de Periódicos da CAPES, com o estrato Qualis A1-Educação. Nosso recorte envolveu 11 periódicos, com publicações entre os anos 2013 a 2015, e para realizar a coleta dos artigos utilizamos como termo de busca “Ensino Médio” para localizar os artigos que mencionam no título, resumo, palavras-chave. A seguir fizemos uma primeira análise dos artigos encontrados e selecionamos somente aqueles artigos que investigam efetivamente algum aspecto relativo ao EM. Utilizamos como instrumento de pesquisa dois roteiros de análise textual. E a partir da análise estabelecemos categorias a posteriori. Percebemos que os desafios do EM na contemporaneidade já estão anunciados e discutidos na literatura.

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Biografia do Autor

Kauana Martins Bonfada, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa do Pós-Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Licenciada em Letras, Habilitação Língua Portuguesa e suas Respectivas Literatura em Língua Portuguesa - UFSM

Daniele Fialho Pelizzaro, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras, Habilitação Língua Espanhola e suas Respectivas Literatura em Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Eduardo Adolfo Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela USP. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisas INOVAEDUC

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

BONFADA, K. M.; PELIZZARO, D. F.; TERRAZZAN, E. A. Caracterização da produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1663–1682, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10276. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10276. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos