Caracterização da produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10276

Palavras-chave:

Ensino Médio, Produção acadêmico-científica, Periódicos Nacionais.

Resumo

O trabalho tem por objetivo caracterizar a produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto Ensino Médio (EM). Primeiramente, escolhemos como Base de Dados o Portal de Periódicos da CAPES, com o estrato Qualis A1-Educação. Nosso recorte envolveu 11 periódicos, com publicações entre os anos 2013 a 2015, e para realizar a coleta dos artigos utilizamos como termo de busca “Ensino Médio” para localizar os artigos que mencionam no título, resumo, palavras-chave. A seguir fizemos uma primeira análise dos artigos encontrados e selecionamos somente aqueles artigos que investigam efetivamente algum aspecto relativo ao EM. Utilizamos como instrumento de pesquisa dois roteiros de análise textual. E a partir da análise estabelecemos categorias a posteriori. Percebemos que os desafios do EM na contemporaneidade já estão anunciados e discutidos na literatura.

Biografia do Autor

Kauana Martins Bonfada, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa do Pós-Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Licenciada em Letras, Habilitação Língua Portuguesa e suas Respectivas Literatura em Língua Portuguesa - UFSM

Daniele Fialho Pelizzaro, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras, Habilitação Língua Espanhola e suas Respectivas Literatura em Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Eduardo Adolfo Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela USP. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisas INOVAEDUC

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CEB, de 30/01/2012: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Sç. 1, p.2 0, 31 jan. 2012, Brasília, DF/BR.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DI GIOVANI, G. As estruturas elementares das Políticas Públicas. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 82, p. 1-32, 2009.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção “Pesquisa qualitativa”).

KRAWC ZYK. N. Ensino Médio: empresários dão as cartas na escola pública. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 126, p. 21-41, 2014.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006.

MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2014.

NOSELLA, P. Ensino médio unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, p. 121-142, 2014.

PALAZZO, J.; PIMENTEL, G. S. R.; GOMES, C. A. Nem tudo o que reluz é ouro: um caso de mudança curricular no Ensino Médio. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 705-732, 2014.

RAMOS, T. A.; ROSA, M. I. P. Entre táticas e consumos de propostas curriculares no cotidiano escolar: um laboratório de química e uma sala de projetos. Ciência Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 359-376, 2014.

RAMOS, T. A.; ROSA, M. I. P. Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares. Pró-Posições, Campinas, v. 26, n. 1, p. 141-160, 2015.

REIS, R. Aprender na Atualidade e Tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1185-1207, 2014.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 187-191.

ROSA, M. I. P. Políticas curriculares e identidades docentes disciplinares: a área de ciências da natureza e matemática no currículo do Ensino Médio do estado de São Paulo (2008-2011). Ciência Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 937-953, 2014.

SCHWARTZMAN, S.; CASTRO. C. M. Ensino, formação profissional e a questão da mão de obra. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 563-624,2 014.

SILA, R. R. D. Comunidades como espaços de intervenção pedagógica um estudo da docência no ensino médio. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 945-966, 2014.

SILA, R. R. D. Políticas de Constituição do Conhecimento Escolar para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul: uma analítica de currículo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 127-156, 2014.

SILVA, M. R.; COLONTONIO, E. M. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflexões necessárias. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, p. 611-628, 2014.

TERRAZZAN, E. A.; ZAMBON, L. B.; KERBER, F.; COSTA, T. M. Estudos sobre Incidências de Políticas Educacionais em Escolas de Educação Básica Anais... Encuentro Latinoamericano de Professores de Política Educativa, 1 - Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação, 2., 2015. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-25.

ZAMBON, L. B.; KERBER, F.; TERRAZZAN, E. As Pesquisas sobre Ensino Médio no Brasil: Panorama dos estudos recentes publicados em Periódicos da área de Educação. Anais... Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 10., 2014, Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 2014. p. 1-19.

Publicado

01/10/2018

Como Citar

Bonfada, K. M., Pelizzaro, D. F., & Terrazzan, E. A. (2018). Caracterização da produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto ensino médio. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 13(5), 1663–1682. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10276

Edição

Seção

Artigos