Caracterização da produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto ensino médio

Kauana Martins Bonfada, Daniele Fialho Pelizzaro, Eduardo Adolfo Terrazzan

Resumo


O trabalho tem por objetivo caracterizar a produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto Ensino Médio (EM). Primeiramente, escolhemos como Base de Dados o Portal de Periódicos da CAPES, com o estrato Qualis A1-Educação. Nosso recorte envolveu 11 periódicos, com publicações entre os anos 2013 a 2015, e para realizar a coleta dos artigos utilizamos como termo de busca “Ensino Médio” para localizar os artigos que mencionam no título, resumo, palavras-chave. A seguir fizemos uma primeira análise dos artigos encontrados e selecionamos somente aqueles artigos que investigam efetivamente algum aspecto relativo ao EM. Utilizamos como instrumento de pesquisa dois roteiros de análise textual. E a partir da análise estabelecemos categorias a posteriori. Percebemos que os desafios do EM na contemporaneidade já estão anunciados e discutidos na literatura.


Palavras-chave


Ensino Médio; Produção acadêmico-científica; Periódicos Nacionais.

Texto completo:

PDF PDF (Español (España)) XML

Referências


BRASIL. Resolução CNE/CEB, de 30/01/2012: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Sç. 1, p.2 0, 31 jan. 2012, Brasília, DF/BR.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DI GIOVANI, G. As estruturas elementares das Políticas Públicas. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 82, p. 1-32, 2009.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção “Pesquisa qualitativa”).

KRAWC ZYK. N. Ensino Médio: empresários dão as cartas na escola pública. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 126, p. 21-41, 2014.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006.

MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2014.

NOSELLA, P. Ensino médio unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, p. 121-142, 2014.

PALAZZO, J.; PIMENTEL, G. S. R.; GOMES, C. A. Nem tudo o que reluz é ouro: um caso de mudança curricular no Ensino Médio. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 705-732, 2014.

RAMOS, T. A.; ROSA, M. I. P. Entre táticas e consumos de propostas curriculares no cotidiano escolar: um laboratório de química e uma sala de projetos. Ciência Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 359-376, 2014.

RAMOS, T. A.; ROSA, M. I. P. Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares. Pró-Posições, Campinas, v. 26, n. 1, p. 141-160, 2015.

REIS, R. Aprender na Atualidade e Tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1185-1207, 2014.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 187-191.

ROSA, M. I. P. Políticas curriculares e identidades docentes disciplinares: a área de ciências da natureza e matemática no currículo do Ensino Médio do estado de São Paulo (2008-2011). Ciência Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 937-953, 2014.

SCHWARTZMAN, S.; CASTRO. C. M. Ensino, formação profissional e a questão da mão de obra. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 563-624,2 014.

SILA, R. R. D. Comunidades como espaços de intervenção pedagógica um estudo da docência no ensino médio. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 945-966, 2014.

SILA, R. R. D. Políticas de Constituição do Conhecimento Escolar para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul: uma analítica de currículo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 127-156, 2014.

SILVA, M. R.; COLONTONIO, E. M. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflexões necessárias. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, p. 611-628, 2014.

TERRAZZAN, E. A.; ZAMBON, L. B.; KERBER, F.; COSTA, T. M. Estudos sobre Incidências de Políticas Educacionais em Escolas de Educação Básica Anais... Encuentro Latinoamericano de Professores de Política Educativa, 1 - Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação, 2., 2015. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-25.

ZAMBON, L. B.; KERBER, F.; TERRAZZAN, E. As Pesquisas sobre Ensino Médio no Brasil: Panorama dos estudos recentes publicados em Periódicos da área de Educação. Anais... Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 10., 2014, Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 2014. p. 1-19.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10276



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587, ISSN: 2446-8606.

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.