Modos de ver, modos de dar a ver Imagem, visão e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.10495Palavras-chave:
Imagem, Fotografia, Formação de professores, Produção de conhecimentos, Currículo, Pesquisa.Resumo
Uma imagem dá a ver e ao mesmo tempo ensina como olhar. Uma didática que pretende nos ensinar determinados modos de nos colocarmos na cena, determinados modos de olhar, determinados modos de dar a ver. Sendo assim, como fugir do lugar já reservado desde antes para nos colocarmos no mundo, para vermos, para produzirmos as imagens, para nos produzirmos? Esse texto nasce como um dos esforços para enfrentar os desafios propostos por um projeto de pesquisa que se recria a partir destas questões. Optamos por trabalhar com as implicações da imagem e da visão na produção de conhecimentos, na produção de conceitos e pré-conceitos, na produção de si. Tomamos a fotografia e as suas metáforas como abordagem, para problematizar, também a própria produção do conhecimento.Downloads
Referências
ALVARES, A. Noite: a vida noturna, a linguagem da noite, o sono e os sonhos. Trad. Luiz Bernardo Pericás, Bernardo Pericás Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BENTES, I. Midia-arte ou as estéticas da comunicação e seus modelos teóricos. IN: Limiares da imagem - tecnologia e estética na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.
BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
FILÉ, V. Educação das relações étnico-raciais na cultura digital. Projeto de pesquisa. UFRRJ/IM/PPGEDUC, 2015. Meio digital.
FOERSTER, H. V. Visão e conhecimento: disfunções de segunda ordem. In: SCHNITMAN, D. F. (Org). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 59-74.
KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, E. O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac, 2005.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
MACHADO, A. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
SANTOS, B. de Sa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, 2002, p. 237-280:
SONTAG, S. Sobre Fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.