Modos de ver, modos de dar a ver Imagem, visão e conhecimento

Autores

  • José Valter Pereira UFFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.10495

Palavras-chave:

Imagem, Fotografia, Formação de professores, Produção de conhecimentos, Currículo, Pesquisa.

Resumo

Uma imagem dá a ver  e ao mesmo tempo ensina como olhar. Uma didática que pretende nos ensinar determinados modos de  nos colocarmos na cena, determinados modos de olhar, determinados modos de dar a ver. Sendo assim, como fugir do lugar já reservado desde antes para nos colocarmos no mundo, para vermos, para produzirmos as imagens, para nos produzirmos? Esse texto nasce como um dos esforços para enfrentar os desafios propostos por um projeto de pesquisa que se recria a partir destas questões. Optamos por trabalhar com as implicações da imagem e da visão na produção de conhecimentos, na produção de conceitos e pré-conceitos, na produção de si. Tomamos a fotografia e as suas metáforas como abordagem, para problematizar, também a própria produção do conhecimento.

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Biografia do Autor

José Valter Pereira, UFFRJ

professor do programa de pós-graduação em educaçao da UFRRJ e na UFF.

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Publicado

05/03/2018

Como Citar

PEREIRA, J. V. Modos de ver, modos de dar a ver Imagem, visão e conhecimento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 673–687, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n2.2018.10495. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10495. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos