Currículo e docência de bacharéis na educação superior privada: desafios da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.10866Palavras-chave:
Currículo, Docência, Bacharéis, Educação superior.Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o campo de atuação docente por parte de bacharéis da educação superior na esfera privada. Tomando a análise documental como esteira metodológica, esta pesquisa exploratória tem caráter qualitativo e bibliográfico, analisa textos clássicos e contemporâneos que tratam dos aspectos da docência na educação superior, além de um breve estado do conhecimento a despeito do que se tem dito academicamente sobre o objeto do artigo, que está estruturado em torno dos seguintes itens: o currículo na docência universitária de instituições privadas, o bacharel atuando como professor, desafios da prática pedagógica na universidade e proposições curriculares: por uma formação pedagógica para bacharéis. Concluímos a especificidade e a centralidade da docência na carreira dos professores de instituições de ensino superior, ao mesmo tempo problematizado os meandros, as limitações e as possibilidades que se fazem presentes na esfera privada. Espaço que não pode e nem deve ser apenas de pesquisa e aplicação de teorias externas a ele, antes, deve possuir autonomia e construir elementos que possibilitem o pleno desenvolvimento de suas demandas, passando, por suposto, pela prática da formação continuada de seus professores, que independentemente se licenciados ou bacharéis têm a responsabilidade coletiva de fazer a universidade cumprir o seu papel: produzir conhecimento.Downloads
Referências
APPLE, M. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.
BENEDITO, V. et al. La formación universitaria a debate. Barcelona: Universidade de Barcelona, 1995.
BORGES, L. F. F.; SILVA, F. T. A Reforma Da Caneta: Reflexões Curriculares Acerca Do Ensino Médio Profissional No Brasil Atual. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 5, p. 87-100, 2016.
BRITO, T. T. R.; CUNHA, A. M. de O. Revisitando a História da Universidade no Brasil: política de criação, autonomia e docência APRENDER - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação. Vitória da Conquista, Ano VII, n. 12, p. 43-63, 2009.
DAL ROSSO, S. Mais trabalho!: a intensidade do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo. 2008.
DEMO, P. Prefácio. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce; Zardo, Sinara Pollon; SANTOS, A. V. dos (Orgs.). Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Líber Livro, 2015.
FERNANDES, C. M. B. Docência universitária e os desafios da formação pedagógica. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, Ago., 2001.
FREIRE, L. de A.; CARNEIRO, I. M. S. P. Reflexões Sobre O Trabalho Docente Do Professor Bacharel: Perspectivas Para A Formação Continuada. Junqueira & Marin Editores Livro 3. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SOUSA, J. V. de; AZEVEDO, M. L. N. de; CHAVES, V. L. J. (Orgs.). Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.
MACHADO, J. L.; PAIXÃO, D. L. L. A educação superior e as políticas de formação para professores da educação básica. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce; Zardo, Sinara Pollon; SANTOS, Aline Veiga dos (Orgs.). Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Líber Livro, 2015.
MARIZ, R. S.; NETO, U. G. da S. Educação superior no Brasil e o movimento pendular entre a casa do saber para poucos e a fábrica de diploma para muitos. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce; Zardo, Sinara Pollon; SANTOS, A. V. dos (Orgs.). Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Líber Livro, 2015.
MARTINS, A. Carlos Pereira. Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. 4 - Acta Cirúrgica Brasileira - v. 17, (Suplemento 3), 2002.
MAUÉS, O. Formação e trabalho docente na educação superior. In: SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SOUSA, J. V. de; AZEVEDO, M. L. N. de; CHAVES, V. L. J. (Orgs.). Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.
MCCOWAN, T.; SCHENDEL, R. A mudança do papel da universidade e seu impacto na sociedade em países de baixa renda. In: SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SOUSA, J. V. de; AZEVEDO, M. L. N. de; CHAVES, V. L. J. (Orgs.). Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: ¬¬(Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011.
ORO, M. C. P.; BASTOS, C. C. B. C. Formação Pedagógica para Docência Universitária: estudo das condições de cursos bacharelados de uma IES pública. Seminário de pesquisa em educação da região Sul, 2012.
PACHANE, G. G. Formação de Professores para a docência universitária no Brasil: uma introdução histórica. APRENDER – Cad. de Filosofia e Psic. da Educação. Vitória da Conquista, Ano VII, n. 12, p. 25-42, 2009.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.
RECHE, B. D.; VASCONCELLOS, M. M. M. A construção da carreira docente por bacharéis: considerações iniciais. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Reunião Científica Regional da ANPED, 2014, Florianópolis. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Reunião Científica Regional da ANPED. Florianópolis: UDESC, 2014.
SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SILVA, L. E. das N.; GONZAGA, P. da C. Professor bacharel do ensino superior: formação, prática docente e professoralidade. Anais do III CONEDU – Congresso Nacional de Educação, ISSN 2358-8829, v. 1, 2016,
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOUSA, J. V. de. Educação superior no Distrito Federal: consensos, conflitos e transformações na configuração de um campo. Brasília: Faculdade de Educação/Universidade de Brasília; Liber Livro, 2013.
SUANNO, M. V. R. Docência universitária e didática emergente: novos caminhos para interrogar a realidade e redimensionar as experiências educativas. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce; Zardo, Sinara Pollon; SANTOS, A. V. dos (Orgs.). Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Líber Livro, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.