Desafios e contribuições da integração de disciplinas na educação profissional técnica de nível médio no IFMS, Campus Nova Andradina

Autores

  • Azenaide Abreu Soares Vieira Instituto Federal do Mato Grosso do Sul/Nova Andradina.
  • Laryssa Amaro Naumann Pereira Dias Instituto Federal do Mato Grosso do Sul/Nova Andradina.
  • Sheylla Chediak Instituto Federal de Rondônia/Porto Velho Calama http://orcid.org/0000-0003-4940-7840

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11425

Palavras-chave:

Integração curricular, Transdisciplinaridade, Educação profissional.

Resumo

Este estudo objetiva identificar e discutir os desafios e contribuições da proposta curricular integrada no contexto da Educação Profissional, considerando as disciplinas da base comum e as disciplinas técnicas do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Agropecuária, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina. A investigação se faz relevante diante da necessidade em se repensar o modelo curricular implementado no contexto atual da Educação Profissional, assim como o modelo a ser implantado com a reforma do Ensino Médio estabelecida pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Os caminhos metodológicos adotados foram da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e explicativo (VAN ZANTEN, 2004), com procedimentos técnicos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997; 2011). Os dados foram analisados à luz dos estudos sobre currículo, da abordagem educacional transdisciplinar (NICOLESCU, 2000) e da teoria do pensamento complexo (MORIN, 2001; 2011). O estudo revelou que a integração de disciplinas pode promover uma visão de maior aproveitamento por parte dos estudantes, uma vez que houve uma adesão majoritariamente positiva ao processo. Os estudantes salientaram maior aprendizado e motivação, especialmente em torno do constante trabalho em grupo. Em relação às limitações, os participantes indicaram a importância em integrar todas disciplinas do currículo a fim de ser evitado o acúmulo de atividades avaliativas e, possivelmente, gerar uma situação mais favorável em relação ao tempo. Além disso, foi apontado pelos estudantes a preocupação em relação ao cumprimento do conteúdo base para formação profissional.

Biografia do Autor

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul/Nova Andradina.

Pós-doutorado. Doutora em Estudos Linguísticos/UNESP. Mestre em Educação (UCDB). 

Laryssa Amaro Naumann Pereira Dias, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul/Nova Andradina.

Mestre em Educação (PUC/RJ). 

Sheylla Chediak, Instituto Federal de Rondônia/Porto Velho Calama

Instituto Federal de Rondônia/Porto Velho Calama. Doutoranda em Educação. Mestre em Psicologia Educacional. 

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

VIEIRA, A. A. S.; DIAS, L. A. N. P.; CHEDIAK, S. Desafios e contribuições da integração de disciplinas na educação profissional técnica de nível médio no IFMS, Campus Nova Andradina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 359–378, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11425. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11425. Acesso em: 5 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos