Desafios e contribuições da integração de disciplinas na educação profissional técnica de nível médio no IFMS, Campus Nova Andradina
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11425Palavras-chave:
Integração curricular, Transdisciplinaridade, Educação profissional.Resumo
Este estudo objetiva identificar e discutir os desafios e contribuições da proposta curricular integrada no contexto da Educação Profissional, considerando as disciplinas da base comum e as disciplinas técnicas do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Agropecuária, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina. A investigação se faz relevante diante da necessidade em se repensar o modelo curricular implementado no contexto atual da Educação Profissional, assim como o modelo a ser implantado com a reforma do Ensino Médio estabelecida pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Os caminhos metodológicos adotados foram da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e explicativo (VAN ZANTEN, 2004), com procedimentos técnicos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997; 2011). Os dados foram analisados à luz dos estudos sobre currículo, da abordagem educacional transdisciplinar (NICOLESCU, 2000) e da teoria do pensamento complexo (MORIN, 2001; 2011). O estudo revelou que a integração de disciplinas pode promover uma visão de maior aproveitamento por parte dos estudantes, uma vez que houve uma adesão majoritariamente positiva ao processo. Os estudantes salientaram maior aprendizado e motivação, especialmente em torno do constante trabalho em grupo. Em relação às limitações, os participantes indicaram a importância em integrar todas disciplinas do currículo a fim de ser evitado o acúmulo de atividades avaliativas e, possivelmente, gerar uma situação mais favorável em relação ao tempo. Além disso, foi apontado pelos estudantes a preocupação em relação ao cumprimento do conteúdo base para formação profissional.
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Referências
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