Repensando o currículo para o Ensino Médio Integrado: aproximações com a experiência finlandesa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11449Palavras-chave:
Sistema Educacional Finlandês, Inovação curricular, Educação para o Século XXI.Resumo
Esse artigo apresenta a experiência de professoras de cinco Institutos Federais no desenvolvimento de oficinas para a construção de diretrizes para um currículo inovador para a Educação Profissional. As discussões tiveram como ponto de partida a organização do sistema de ensino finlandês, uma vez que as professoras que conduziram essa pesquisa-ação participaram do Programa “Professores para o Futuro” (VET III) na Finlândia, em sua terceira edição, em 2016. As oficinas tiveram como resultado a criação de diretrizes gerais para a organização de um currículo que tem como pilar a aprendizagem centrada no estudante e demais princípios da Educação para o Século XXI. O processo não desconsiderou a realidade brasileira, ressaltando-se a importância da construção coletiva dos projetos dos cursos. Alguns elementos para a inovação curricular referem-se à organização dos conteúdos de forma interdisciplinar e/ou de acordo com áreas ou grupos de conteúdos, compreendendo unidades curriculares a serem desenvolvidas em períodos de curta duração e com carga horária semanal robusta. Prevê-se, ainda, que os estudantes possam definir, com o auxílio de um conselheiro, a distribuição das unidades curriculares pelos períodos do curso, o que foi denominado de “trilha formativa”.Downloads
Referências
BARBOSA et al. Rethinking the curriculum: calling teachers to discuss and propose new perspectives for the curricular design. Tampere – FI: TAMK, 2016. [Relatório técnico].
COTRIM-GUIMARÃES, I. M. A.; OUVERNEY-KING, J. R. Por dentro do Sistema Educacional Finlandês: elementos para se repensar o Ensino Médio Integrado no Brasil. In: ARAÚJO, A.C., SILVA, C.N.N. (Orgs.) Ensino Médio integrado: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 54-70.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 106 a 127.
KUENZER, A. Ensino Médio e Profissional: as políticas do Estado neoliberal. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 09-28.
MOURA, D. H. (Org.). Educação Profissional: desafios teórico-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, 2016.
OLIVEIRA, R. A (des)qualificação da educação Profissional Brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.
RAMOS, M. N.. Concepção do Ensino Médio Integrado. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 23 jun. 2017.
SAHLBERG, P. Finnish Lessons: What can the world learn from educational change in Finland? 2 ed. New York (USA): Teachers College / Columbia University, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.