Pedagogical practices in professional education

Autores

  • Elisangela Almeida Barbosa Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Michely Inêz Prado de Camargo Libos Instituto Federal da Alagoas (IFAL)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11453

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Aprendizagem ativa, Educação para o Século XXI, Aprendizagem centrada no estudante, Trabalho colaborativo.

Resumo

Este relatório mostra, através da participação de cinco professoras de Institutos Federais no Programa de Professores para o Futuro (VET III) na Finlândia, em 2016, práticas pedagógicas sobre aplicações de inovações educacionais. O trabalho foi organizado no formato on-line e em workshops presenciais onde metodologias, técnicas e ferramentas aprendidas durante o Programa na Finlândia foram utilizadas. As oficinas foram planejadas e gerenciadas usando o Trello®. Uma variedade de ferramentas e recursos digitais para práticas pedagógicas foi utilizada para interagir com os participantes da oficina, e entre eles, e também como um gatilho para muitas discussões. É importante notar que a maioria dos participantes eram professores que, através dessas atividades, conseguiram aprender técnicas, ferramentas e recursos digitais atraentes para práticas pedagógicas, tornando esse conhecimento muito útil para o ensino de práticas de aprendizagem centradas no aluno do século XXI. O trabalho colaborativo foi desenvolvido e aprimorado, assim como a identidade profissional do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA et al. Rethinking the curriculum: calling teachers to discuss and propose new perspectives for the curricular design. Tampere – FI: TAMK, 2016. [Relatório técnico].

BILLET, Stephen. Toward a workplace pedagogy: guidance, participation, and engagement. Adult Education Quarterly, v. 3, n. 1, p. 27-43, november 2002.

RAMOS, M. N. Concepção do Ensino Médio Integrado. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 23 jun 2017.

SAHLBERG, P. Finnish Lessons: what can the world learn from educational change in Finland? 2 ed. New York (USA): Teachers College / Columbia University, 2015.

Downloads

Publicado

30/04/2018

Como Citar

BARBOSA, E. A.; LIBOS, M. I. P. de C. Pedagogical practices in professional education. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 546–552, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11453. Acesso em: 8 mar. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência