A estrutura e a organização da educação básica na Espanha: suas diferenças e similitudes com a educação básica brasileira.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11591

Palavras-chave:

Estrutura e organização da educação básica espanhola, Estrutura e organização da educação básica brasileira, Políticas públicas de educação.

Resumo

O objetivo desse artigo é, inicialmente, descrever como se organiza e como se estrutura a Educação Básica espanhola para, em seguir, fazer comparações que nos mostrem as semelhanças e as diferenças com a organização e com a estrutura da Educação Básica brasileira. Ao final, baseados em nossa descrição, fazemos alguns apontamentos que podem ajudar a compreender os principais problemas educacionais brasileiros, bem como colaborar para a elaboração de propostas que visem resolver (ou minimizar) esses problemas.

Biografia do Autor

Carlos da Fonseca Brandão, UNESP - Assis

Professor Livre-docente do Departamento de Educação da UNESP - Assis e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP - Marília.

Referências

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB passo a passo: Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Lei nº 9.394/96 comentada e interpretada, artigo por artigo. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Avercamp, 2018.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. As cotas na universidade pública brasileira: será esse o caminho? Campinas: Autores Associados, 2005 (Coleção Polêmicas de nosso tempo, 92).

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico-metodológicos. Acta Scientiarum, Maringá, v. 36, n. 1, p. 129-141, jan./jun., 2014.

CRUZ, Manuel Fernández. El pacto educativo en España: argumentos para el debate. Sevilla: Fundación ECOEM, 2008.

DAVIES, Nicholas. Legislação Educacional Federal Básica. São Paulo: Cortez, 2004.

FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta. Estudos comparados em educação na América Latina: uma discussão teórico-metodológica a partir da questão do outro. In: PUIGGRÓS, Adriana; BERTUSSI, Guadelupe Teresinha; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta (Orgs.). Estudos comparados e educação na América Latina. São Paulo: Livros do Tatu/Cortez, 1992 (Coleção Educação hoje e amanhã).

GUÀRDIA I OLMOS. Joan. La declaración de Bolonia. Sevilla: Fundación ECOEM, 2006.

KANDEL, Isaac Leon. Studies in comparative education. Boston: Houghton Mifflin Company, 1933.

LIMA, Licínio Carlos Viana da Silva; AFONSO, Almerindo Janela Gonçalves. Democratização, modernização, neoliberalismo. Porto: Edições Afrontamento, 2002 (Coleção Biblioteca das Ciências do Homem).

Publicado

01/10/2018

Como Citar

Brandão, C. da F. (2018). A estrutura e a organização da educação básica na Espanha: suas diferenças e similitudes com a educação básica brasileira. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 13(5), 1552–1567. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11591

Edição

Seção

Artigos